Estão abertas as inscrições para o curso de educação a distância “Paradesporto na Escola – 2ª Edição”. A formação, oferecida pelo Observatório do Esporte da Sedese em parceria com a Diretoria de Incentivo ao Esporte de Participação e Rendimento (Diepr) e a Diretoria de Incentivo ao Desporto Educacional (Dide) da Subsecretaria de Esportes, conta com a colaboração de educadores físicos da educação básica de Minas Gerais, que relatam experiências com a educação inclusiva, participação no Jemg, além de reforçar a relevância e benefícios da Educação Física Inclusiva.
Essa segunda versão do curso tem como objetivo apresentar aos participantes conteúdos que poderão facilitar o processo de inclusão de estudantes com deficiência nas aulas e/ou na prática de modalidades paradesportivas nas escolas.
Serão abordados na qualificação temas como a história do paradesporto, discutindo sua importância e as barreiras para inclusão das pessoas com deficiência, além de educação física escolar inclusiva, o papel tanto dos professores quanto da família no processo de inclusão dos(as) alunos(as) e as alternativas e exemplos de como os estudantes com deficiência podem participar das aulas e competições esportivas como os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) e o Programa Geração Esporte.
Além disso, a capacitação busca ensinar os(às) participantes a desenvolverem materiais a partir de recursos recicláveis que podem auxiliar no desenvolvimento de aulas mais atrativas para os(as) alunos(as) com deficiência. A qualificação tem carga horária de 20 horas e é realizada, integralmente, na modalidade à distância por meio da plataforma Moodle. Ou seja, a capacitação é autoinstrucional, não conta com um(a) tutor(a), isto é, o(a) cursista deverá acessar os conteúdos de acordo com seu ritmo e disponibilidade de tempo.
O cursista terá 120 dias para a realização da capacitação. O Certificado de Conclusão do curso Paradesporto na Escola corresponde à carga horária da qualificação (20h). Ele só será concedido para os cursistas que obtiverem um aproveitamento mínimo de 60% no conjunto de todas as atividades.
As inscrições podem ser realizadas no site da Escola Virtual do Observatório do Esporte de Minas Gerais – https://ead.observatoriodoesporte.mg.gov.br/
Confira abaixo todo o conteúdo programático.
MÓDULO I – HISTÓRIA DO PARADESPORTO
• A história do esporte para pessoas com deficiência, tanto no contexto brasileiro quanto mundial;
• O paradesporto no contexto escolar e a legislação que o rege;
• Paralimpíadas Escolares e Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg);
MÓDULO II – EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR INCLUSIVA
• Diretrizes curriculares para a Educação Física Inclusiva;
• A Educação Física Adaptada como uma ferramenta de inclusão para os alunos com deficiência dentro do espaço escolar;
• Barreiras para a promoção da educação física inclusiva no contexto da sala de aula;
• O papel do professor da educação básica para com outros atores escolares para a efetividade da inclusão dos alunos com deficiência;
• Conceito de deficiência e os tipos de deficiência existentes;
• Análise de situações pressupostas relacionadas com a inclusão de alunos com deficiência por meio da Educação Física Inclusiva;
• Diretrizes para construção de um plano de aula que dialogue com as propostas da Educação Física Inclusiva.
MÓDULO III – PARADESPORTO E SUAS POSSIBILIDADES
• Contextualização sobre os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) e as Paralimpíadas Escolares (PE);
• Como se dá e quais os processos envolvidos na elegibilidade de alunos com deficiência para participação nos Jogos Escolares de Minas Gerais;
• Classificação funcional de atletas no Jemg;
• Atividades de treinamento relacionadas às modalidades paradesportivas do Jemg;
• Relatos de profissionais que interagiram com a Educação Física Inclusiva no contexto do paradesporto.
Fonte: Sedese. Acesso em: 25/10/2022.