Alterações psiquiátricas associadas ao uso de anabolizantes

Publicado em 26/07/2013 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Trabalho realizado no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP. Atletas interessados em melhorar o desempenho esportivo e não-atletas interessados em melhorar a força física e a aparência têm utilizado esteróides anabólico-androgênicos (EAA) fora de suas indicações médicas. Além dos efeitos adversos em vários órgãos do corpo, estudos recentes têm demonstrado que o uso de EAA pode levar a síndromes psiquiátricas importantes, incluindo quadros maniformes, psicóticos e depressivos, principalmente quando em doses elevadas. Essa revisão procura abordar resumidamente esses achados e conclui que a associação de quadros psiquiátricos com o uso de EAA, dada sua repetida observação, tem pouca chance de ser devida a um artefato. Sendo assim, alerta que não há como se garantir um uso seguro desses agentes e que é preciso estar atento para a possibilidade de que pacientes com os quadros descritos estejam sob seu efeito.

Autores:

PELUSO, Marco Aurélio Monteiro;ASSUNÇÃO, Sheila Seleri Marques; ARAÚJO, Luis Armando Serra Barreto de; ANDRADE, Laura Helena Guerra de.

Para ter acesso a este artigo na íntegra clique no link abaixo:

http://hcnet.usp.br/ipq/revista/vol27/n4/art229.htm

 

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.

Videoteca

Mova Minas Recreativo – Quarta Semana – Faixa etária de 11 a 14 anos Mova Minas Recreativo – Quarta Semana – Faixa etária de 11 a 14 anos

13/07 Mova Minas Recreativo – Quarta Semana – Faixa etária de 11 a 14 anos