Ao diversificar em atividades esportivas, Rio Pomba conquista espaço entre os top 5 do ranking do ICMS Esportivo

Publicado em 26/06/2017 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Foto: André Lavorato – Acervo pessoal

Subindo 10 posições no ranking do ICMS Esportivo em 3 anos, Rio Pomba hoje ocupa o 4º lugar entre os municípios participantes. Para André Lavorato, gestor esportivo e Secretário de Esporte, Lazer e Turismo do município, a diversificação de modalidades é o principal responsável por essa conquista.

O ICMS Esportivo é um importante instrumento de fomento à prática esportiva, operacionalizado pela Secretaria de Estado de Esportes de Minas Gerais (SEESP), que garante aos municípios que comprovaram a participação ou realização de projetos recursos que podem ser investidos no próprio esporte, gerando maior qualidade de vida à população. Neste ano, 254 cidades mineiras aderiram ao mecanismo, e a previsão de repasses chega a R$ 7 milhões.

Confira a entrevista completa do Observatório do Esporte de Minas Gerais: 

Dentre os 274 municípios que participaram do ICMS Esportivo ano base 2015, Rio Pomba ficou em 4º lugar. Fica uma sensação de dever cumprido pelo município?

“Sim, principalmente porque podemos utilizar estes dados como uma ferramenta de avaliação da forma que o município valoriza o esporte.”

No ano base 2013, Rio Pomba ficou em 14º lugar, despontando para 6º no ano base 2014 e em 4º lugar no ano base 2015. A que o município atribui esse bom desempenho e as conquistas alcançadas?

“O município atribui esse bom desempenho e as conquistas alcançadas à diversificação das demandas esportivas, pois passamos a dar prioridade não só ao futebol – como é de praxe nas cidades do interior – mas procuramos dentro dos critérios estabelecidos pelo Estado de distribuição das atividades esportivas, valorizar, apoiar e desenvolver programas e projetos que atendessem a sociedade de forma geral, desde projetos de iniciação esportiva, eventos e competições, para crianças, jovens e adultos, até atividades que visassem a melhoria da qualidade de vida dos adultos e idosos. Claro que isso só é possível com a iniciativa e interação dos diversos órgãos municipais e privados.”

Como o município vê o papel do esporte na sociedade?

“De forma geral como uma forma de inclusão social, prevenção e controle de doenças, combate ao sedentarismo, oportunizar o lazer, isto independentemente de classe social e faixa etária.”

Um recado para os municípios que não participam do ICMS Esportivo e que queiram participar.

“Entrar em contato com o setor específico do Estado responsável pelo ICMS Esportivo, tirar suas dúvidas, aderir ao programa, montar uma equipe qualificada para trabalhar com o esporte no município, e, é claro, o mais importante é ter muita determinação.”

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Comentários estão fechados

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais