
Rafael Mineiro, jogador do Sesi/Franca (Foto: reprodução/twitter do atleta)
Medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de 2015, campeão brasileiro e pentacampeão paulista. Esses são apenas alguns títulos estampados no currículo de Rafael Mineiro, ala-pivô do Sesi/Franca de São Paulo e peça essencial da Seleção Brasileira nos Jogos Classificatórios para a Copa do Mundo de Basquete.
Nascido em Uberaba, Rafael Ferreira Souza, o Mineiro, começou no esporte aos 12 anos de idade. Praticou judô, natação e futebol, mas foi vendo o irmão mais velho treinar que despertou seu amor pelo basquete. Começou a carreira no Uirapuru Iate Clube, na cidade natal, e logo em seguida mudou-se para Sorocaba para jogar no Colégio Objetivo. Na sequência, passou pelas equipes do COC de Ribeirão Preto, Franca, Paulistano, São José, Pinheiros, Flamengo e hoje integra o time do Sesi/Franca.
A boa atuação na temporada 2014/15 no Campeonato Brasileiro (NBB), rendeu-lhe a convocação para a seleção e em 2015. Rafael foi ouro nos Jogos Pan-americanos de Toronto. Hoje, com 29 anos, o atleta é peça fundamental na Seleção e tem aparecido na lista de convocados frequentemente.

Rafael Minero participou da conquista da medalha de ouro no Pan de Toronto (Foto: Divulgação/William Lucas/InovaFoto)

João, Rafael Mineiro e Richard treinando no Flamengo (Foto: Clube de Regatas do Flamengo/Divulgação)
Depois de se inspirar no irmão mais velho, Rafael agora é inspiração para os dois irmãos mais novos que já iniciaram a carreira de atleta e puderam representar as cores do Flamengo, clube que Rafael representava na época. “Eu converso muito com eles sobre o basquete, já que são muitos garotos concorrendo a uma vaga para se tornar profissional. Peço que se dediquem bastante aos treinos, mas o maior conselho que posso dar aos dois é que se doem ao máximo pelo esporte sem deixar os estudos de lado, para que a recompensa venha lá na frente, seja dentro do esporte ou não.”, revelou o atleta ao globoesporte.com.
Neste ano Rafael voltou a vestir as cores brasileiras nos Jogos Classificatórios para a Copa do Mundo de Basquete. O atleta participou ativamente da partida contra a Colômbia, na última quinta-feira (22), no qual aproveitou bem a oportunidade e anotou quatro pontos e dois rebotes.
Pela competição, o Brasil já enfrentou o Chile, vencendo por 83 a 58 e só volta às quadras no dia 29 de junho para encarar a Venezuela.
Enterrada de Rafael Mineiro contra o time do Bauru, em 2012 (Gif: Reprodução/Youtube)
Observatório do Esporte de Minas Gerais