Aprenda a ensinar: orientações para o uso de materiais alternativos e prática de esportes Olímpicos e Paralímpicos nas escolas

Publicado em 14/08/2020 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Visando diversificar os esportes ensinados nas escolas brasileiras, em 2014 foi criada um parceria entre o Ministério da Educação e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o projeto Transforma. O programa busca capacitar professores das redes pública e particular em todo Brasil, visando ampliar a variedade de desportos nas escolas. Um dos frutos dessa parceria é o projeto “Aprenda a ensinar”, que orienta o uso de materiais alternativos para a prática esportiva.

Através de uma série de vídeos, o programa traz atletas dos mais variados esportes para demonstrar a prática básica e como utilizar diferentes materiais para adaptar e democratizar a prática esportiva. Em um vídeo sobre a esgrima, por exemplo, a atleta ensina as posições e movimentos básicos, além de como improvisar, com uma folha de jornal ou canos de PVC, o instrumento utilizada no esporte.

Em outro vídeo, uma treinadora de vôlei sentado ensina regras, técnicas e exercícios que podem ser propostos aos alunos para o ensino do esporte.

Abaixo você encontra a lista de vídeos sobre os diversos esportes ensinados:

Aprenda a ensinar: esgrima

Aprenda a ensinar: vôlei sentado

Aprenda a ensinar: tiro com arco

Aprenda a ensinar: badminton

Aprenda a ensinar: judô

Aprenda a ensinar: ginástica artística

Aprenda a ensinar: luta olímpica

Aprenda a ensinar: tênis

Aprenda a ensinar: hóquei sobre grama

Os vídeos do “Aprenda a ensinar” estão disponíveis em uma playlist do Youtube no canal “Rio 2016” e também podem ser encontrados na vídeoteca do Observatório do Esporte.

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Comentários estão fechados

Videoteca

Conferência do Esporte Escolar Conferência do Esporte Escolar

25/11 Conferência do Esporte Escolar