Aprenda a ensinar: orientações para o uso de materiais alternativos e prática de esportes Olímpicos e Paralímpicos nas escolas

Publicado em 14/08/2020 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Visando diversificar os esportes ensinados nas escolas brasileiras, em 2014 foi criada um parceria entre o Ministério da Educação e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o projeto Transforma. O programa busca capacitar professores das redes pública e particular em todo Brasil, visando ampliar a variedade de desportos nas escolas. Um dos frutos dessa parceria é o projeto “Aprenda a ensinar”, que orienta o uso de materiais alternativos para a prática esportiva.

Através de uma série de vídeos, o programa traz atletas dos mais variados esportes para demonstrar a prática básica e como utilizar diferentes materiais para adaptar e democratizar a prática esportiva. Em um vídeo sobre a esgrima, por exemplo, a atleta ensina as posições e movimentos básicos, além de como improvisar, com uma folha de jornal ou canos de PVC, o instrumento utilizada no esporte.

Em outro vídeo, uma treinadora de vôlei sentado ensina regras, técnicas e exercícios que podem ser propostos aos alunos para o ensino do esporte.

Abaixo você encontra a lista de vídeos sobre os diversos esportes ensinados:

Aprenda a ensinar: esgrima

Aprenda a ensinar: vôlei sentado

Aprenda a ensinar: tiro com arco

Aprenda a ensinar: badminton

Aprenda a ensinar: judô

Aprenda a ensinar: ginástica artística

Aprenda a ensinar: luta olímpica

Aprenda a ensinar: tênis

Aprenda a ensinar: hóquei sobre grama

Os vídeos do “Aprenda a ensinar” estão disponíveis em uma playlist do Youtube no canal “Rio 2016” e também podem ser encontrados na vídeoteca do Observatório do Esporte.

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Comentários estão fechados

Videoteca

Mova Minas Recreativo – Quarta Semana – Faixa etária de 11 a 14 anos Mova Minas Recreativo – Quarta Semana – Faixa etária de 11 a 14 anos

13/07 Mova Minas Recreativo – Quarta Semana – Faixa etária de 11 a 14 anos