A Universíada de Verão é um evento multidesportivo internacional, organizado para atletas universitários pela Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), normalmente, a cada dois anos. A edição de 2017 está sendo realizada em Taipei, capital de Taiwan, entre 19 e 30 de agosto, e contempla 21 modalidades: atletismo, basquetebol, saltos ornamentais, esgrima, futebol, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, taekwondo, tênis, voleibol, polo aquático, tiro com arco, badminton, beisebol, golfe, patinação, halterofilismo e wushu.
O Brasil está presente em 14 modalidades esportivas, representado por uma delegação de 300 pessoas, dentre atletas, comissão técnica e oficiais. Dezenove olímpicos compõem a forte delegação nas modalidades atletismo, esgrima, natação, saltos ornamentais e taekwondo. Além das cinco, a equipe UBRASIL ainda participa nas modalidades badminton, ginástica rítmica, wushu, judô, tênis, tênis de mesa, voleibol, futebol e levantamento de peso.
E o esporte brasileiro já tem medalha para trazer para casa! O mineiro de Ribeirão das Neves e medalhista olímpico Maicon Andrade levou a medalha de prata hoje no taekwondo, após uma contratura muscular na lombar, que o tirou da última luta, contra o russo Rafail Aiukaev.
Com o bronze já garantido, Maicon foi para as semifinais contra o americano Jonathan Daniel Healy, a luta mais emocionante do dia.
Imediatamente após o final da luta, já com uma visível dor na lombar, Maicon caiu no chão e foi atendido pela equipe médica brasileira. A busca pelo ouro terminou com a recomendação para que o mineiro não participasse da última luta.
Esta é a segunda participação de Maicon na Universíade, que é realizada a cada dois anos. Em 2015 o lutador alcançou a primeira grande conquista internacional da carreira ao ficar com o bronze na edição de Gwangju, na Coreia do Sul.