Atletas olímpicos de natação do Reino Unido testaram e aprovaram a estrutura do Parque Aquático do Centro de Treinamento Esportivo (CTE), fruto da parceria do governo mineiro, via Secretaria de Estado de Esportes, e da Universidade Federal de Minas Gerais. A declaração foi feita na ultima quinta-feira (03/12) durante evento teste no local.
Em entrevista ao jornal O Tempo (http://bit.ly/1NuKwOj), o secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique, ressaltou que a qualidade do local proporcionará, além da presença de atletas de nível nacional e internacional, um maior desenvolvimento do esporte mineiro. É o caso das jovens promessas mineiras do nado sincronizado que são preparadas no CTE e se apresentaram durante o evento teste.
“Além do legado estrutural, é o legado de dar aos jovens e aos atletas de alto rendimento instalações adequadas, de primeiro mundo, com tecnologia investida e criada aqui. É fantástico para o esporte aquático mineiro, com a chancela dos britânicos atestando que esse local é adequado para o esporte de alto rendimento”, disse ao veículo.
Na ocasião o diretor de performance da equipe de natação britânica, Chris Spice, e o campeão Mundial nos 4x200m livres, Calum Jarvis, relataram suas percepções sobre o espaço de treino em entrevista ao jornal Hoje em Dia (http://bit.ly/1jDgYSn).
Chris contou não ter dúvidas que será onde os atletas britânicos irão se preparar antes de ir para o Rio de Janeiro. “É uma piscina incrível, e uma estrutura invejável”, exclamou ele ao repórter. Já Calum demonstrou que a estrutura será um diferencial em busca do ouro olímpico. “É bom saber que teremos uma piscina tão boa a nossa disposição, isso nos dá todas as condições que precisamos para competirmos bem na Olimpíada e buscarmos medalhas”, declarou.
Em Belo Horizonte desde o dia 30 de novembro, os 17 integrantes do Comitê Olímpico do Reino Unido —incluindo sete nadadores— treinaram no CTE até o ultimo domingo (6/12). O CTE está localizado na Avenida Alfredo Camarate, na Pampulha.
Parceria. A presença dos britânicos no estado é fruto do trabalho pioneiro do Governo de Minas Gerais na atração de comitês e delegações olímpicas e paralímpicas para treino e aclimatação em seu território. O projeto visa trazer divisas econômicas; promover o turismo e garantir a geração de legados sociais, técnicos e estruturais.
As tratativas e suporte para os atletas são conduzidos pelo Núcleo de Articulação Minas 2016, coordenado pelo secretário Carlos Henrique, e que reúne 16 secretarias e órgãos da gestão estadual com o objetivo de promover as ações necessárias para sediar os eventos relacionados à Rio 2016, que incluem o Torneio Olímpico de Futebol e o revezamento do Tour da Tocha.
Fonte: Fabíola Pimenta