Cinco escolas mineiras são premiadas com réplicas da tocha Olímpica

Publicado em 15/06/2016 por

(Foto: Divulgação/Comitê Rio 2016)

Dez escolas brasileiras, sendo cinco mineiras, das redes pública e privada, têm sua própria tocha Olímpica. Elas são as vencedoras de um revezamento virtual organizado pelo Transforma, programa de Educação do Comitê Rio 2016, que distribui a cada escola vencedora uma réplica do símbolo máximo dos Jogos Rio 2016.

Para participar, os alunos primeiro produziram suas próprias tochas. “Recebemos inscrições de tochas humanas, com material reciclado e de cubos de montar. A criatividade foi o ponto máximo deste desafio”, diz Vanderson Berbat, Gerente de Educação do Comitê Rio 2016. Depois, começou o revezamento virtual das tochas, através de compartilhamentos no Facebook. Foram mais 114 mil compartilhamentos, em 274 municípios e 19 Estados.

A Escola Estadual Paraisense, em São Sebastião do Paraíso, sul de Minas Gerais, por exemplo, recebeu a tocha no dia 7 de junho, com muita festa. A instituição de ensino promoveu um revezamento na própria cidade, passando por outras 17 escolas, percorrendo ao todo, 9km.

Confira abaixo as dez vencedoras do Desafio da Tocha Olímpica:

1º Presidente Castelo Branco (Piraí-RJ) – 3492 revezamentos
2º CIEP Professora Maria José Machado (Duque de Caxias-RJ) – 3201 revezamentos
3º Escola Estadual Paraisense (São Sebastião do Paraíso-MG) – 3065 revezamentos
4º E.E Doutor Osvaldo Prediliano Santana (Salinas-MG) – 3051 revezamentos
5º Escola Sesi Jacarepaguá (Rio de Janeiro-RJ) – 2476 revezamentos
6º Walter Francklin (Três Rios-RJ) – 2450 revezamentos
7º Centro Educacional Sesi 179 (Jundia-SP) – 2415 revezamentos
8º Clertan Moreira do Vale (Tupaciguara-MG) – 2118 revezamentos
9º Professor José Miranda (Salinas-MG) – 1734 revezamentos
10º Messias Pedreiro (Uberlândia-MG) – 1599 revezamentos

Nova oportunidade para as escolas

Até o dia 30 de junho, estudantes dos Ensino Fundamental e Médio podem participar de um novo desafio do Transforma, o “Trégua Olímpica – Eu Construo a Paz”. Sob a orientação de um professor, os alunos devem criar uma bandeira e uma mensagem de paz para um “bandeiraço virtual”, que começa com a inscrição no site Desafio Transforma e se desenvolve depois no Facebook. As dez escolas vencedoras ganham uma réplica da tocha.

Como participar? Confira o passo a passo

1) Criar uma bandeira da paz, utilizando materiais que julguem apropriados. Em seguida, a escola deverá registra-la com uma fotografia.

2) Quando a fotografia estiver pronta, a escola deverá criar uma frase de até 140 caracteres que passe a mensagem de paz trazida por sua bandeira.

3) De posse da foto da bandeira e de sua frase, a escola deverá realizar a inscrição no site do desafio: www.desafiotransforma.com.br.

4) O participante que realizar o cadastro deverá fazer login na sua conta do Facebook. Em seguida, será dado início ao “bandeiraço” virtual da escola. A escola que conseguir o maior número de pessoas levantando a sua bandeira, ou seja, participando do bandeiraço virtual, será a grande vencedora.

5) As escolas deverão enviar suas bandeiras para o Transforma. Aquelas que forem recebidas dentro do prazo e estiverem de acordo com as instruções do regulamento farão parte de um grande mosaico de bandeiras da paz, que será exibido em diferentes locais do Rio de Janeiro, ajudando a construir a Trégua Olímpica.