Uma marca de alta performance: a sua.
Você que é personal trainer, está na hora de gerenciar outro desempenho importante: o da sua marca pessoal nas redes sociais. Nesse cenário competitivo em que vivemos, não dá para viver apenas com o boca-a-boca dos seus clientes.
Conteúdo e Periodicidade
Além de procurar conteúdo relevante e compartilhar com seus amigos e clientes, você pode ser uma fonte de conteúdo. Filmar seus treinos, fotografar, escrever sobre o desempenho de um educador físico e compartilhar com amigos, fãs e seguidores nas redes sociais são alternativas muito interessantes. As pessoas que o seguem e as que estão a procura de um personal trainer, querem entender melhor como você faz seu trabalho, suas referências e a forma de atuação.
Porém, tenha cuidado para não ser um chato (spammer) nas redes sociais. Se você tem conteúdos incríveis para compartilhar, guarde-os e vá compartilhando aos poucos. Mais de dois posts por dia em qualquer rede social você corre o risco de tornar massivo ou soar chato. Também cuidado para não deixar sua base sem conteúdo. Se você não teve tempo de criar conteúdo todos os dias, não se desespere e nem deixe seu público sem informação. Procure matérias interessantes e compartilhe.
Dicas para um ótimo desempenho
1 – Tenha duas páginas no Facebook.
Sim, é isso mesmo, você é sua própria empresa, por isso é recomendável você ter seu perfil pessoal, mas também um perfil profissional. Montar uma página ajuda a criar uma comunidade que gosta do seu trabalho, fazer anúncios para atrair novos seguidores/fãs e, também, gerenciar melhor palpites, críticas e sugestões.
Com uma verba baixa e um bom direcionamento você mesmo consegue impulsionar suas postagens nessa nova página e levar a mensagem do seu trabalho para diversas pessoas. Aprenda como e quando investir bem sua verba para ter um retorno satisfatório. Você pode começar a criar campanhas.
2 – Crie eventos
Fazer eventos no Facebook é uma possibilidade incrível para quem trabalha como personal. Eles podem ajudar a expandir sua rede de clientes trazendo para eles um pouco do seu trabalho.
Pode juntar seus clientes e dar um “aulão” ao ar livre aos finais de semana, ou fazer um evento em parceria com academias, criar estratégias para aulas com públicos da melhor idade em praça públicas, aproveitar espaços públicos para estimular corridas, pedaladas e atividades entre amigos, clientes e familiares.
Ensiná-los a fazer atividades em conjunto vai ajudar, não só a aumentar o seu networking, mas também a estimular amizades, criar comunidades e melhorar o desempenho de cada um.
3 – Facebook Live
Agora você pode fazer vídeos ao vivo pelo Facebook. Isso irá permitir que você filme os treinos que faz com seus alunos, ou mostre coisas novas, dê dicas, filme os eventos.
Coloque-se como porta-voz de boas práticas, facilite o contato e dê experiências reais para os seus clientes. Você é o mentor de cada um para atividades físicas, ajudar e compartilhar boas práticas fortalecerá sua marca pessoal.
4 – Instagram e Snapchat
O Instagram é uma rede social que conta com um apelo muito forte ao corpo e é uma ótima plataforma para você mostrar o seu trabalho.
Apesar de ser uma rede voltada para os mais jovens, o Snapchat cresce com velocidade e já é uma das redes mais usadas. Aprenda a criar conteúdo nesse cenário onde você pode explorar melhor o dia-a-dia dos seus treinos mostrando sua rotina.
5 – Youtube
Já há uma grande quantidade de profissionais de EF inseridos no Youtube, mas nada impede de você fazer um trabalho em vídeo para potencializar sua carreira. Quanto mais pessoas falando do seu trabalho de forma positiva, melhor.
Ultimas considerações.
Seja responsável e idôneo. Dê sempre o crédito aos produtores de conteúdos que forem de sua autoria, lembre-se que na sua base de fãs sempre terão pessoas despreparadas para certas atividades, que sem a ajuda de um profissional, podem se machucar ou se contundir. Alerte sempre para o riscos de fazer atividades de alta intensidade sem um acompanhamento profissional.
Mais que um personal trainer, seja um cidadão responsável.
Fonte: Ativo.com