Como ativar o cérebro para conquistar objetivos profissionais, ensina Neurocoach

Publicado em 21/01/2014 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Planejamento e disciplina ajudam a transformar a carreira.

É natural do ser humano fazer planos. No começo de cada ano, então, são inúmeras as resoluções que pregam a conquista da casa própria, do amor da vida, da perda de peso, da mudança de emprego, entre tantas outras metas que nos colocamos e que, muitas vezes, são deixadas pelo caminho para uma próxima oportunidade. Para fazer de 2014 um ano diferente, a neurocoach, consultora e palestrante Marynês Pereira dá dicas de como se programar, mês a mês, para transformar a carreira e alcançar o sucesso desejado.

Organização é a palavra de ordem ao profissional de educação física em 2014

Para traçar uma estratégia de vitória é preciso ter visão de longo prazo e fazer um planejamento, determinado aonde se quer chegar e quais passos devem ser dados para alcançar esse objetivo. “É como um GPS, que traça a rota e podemos escolher como chegar no destino: pelo caminho mais longo ou pelo mais curto. A pessoa que sabe o que quer, que tipo de cliente quer atender e que se organiza, pega atalhos e leva meses para chegar ao destino, enquanto quem não se planeja pode levar anos”, exemplifica Marynês.

Profissional de educação física deve ser disciplinado

A disciplina também é importante para chegar aos objetivos traçados, em especial para os profissionais autônomos, como os personal trainers. Isso porque, segundo a neurocoach, não faz parte da cultura nacional o empreendedorismo e muitas pessoas acabam desistindo de seguir numa carreira por conta própria. “Ter uma agenda pra se estabelecer, marcar a hora que vai acordar, se alimentar, estudar, atender os clientes e programar o dia seguinte ajuda a chegar aonde se quer.”

Calendário do sucesso para o profissional de educação física

Embora não exista receita pronta para o êxito, Marynês diz que definir o que se quer, qual é o seu sonho, é o primeiro passo a ser tomado. “Tem que perguntar o que eu quero conseguir ao final de 2014 e programar o GPS da vida. ‘Quero ir a tal lugar’, ‘quero ter tanto de dinheiro’. Não adianta planejar mil coisas porque a maioria das pessoas concretiza apenas uma. Tem que ser factível e começar pelo fim do caminho”, determina.

Ao definir o objetivo, vem a etapa da “regressiva”, ou seja, pergunte-se que, para estar com R$ 500 mil na conta no fim do ano, o que deve ser feito em novembro, em outubro, mês a mês até chegar em janeiro para saber o que tem de ser feito para atingir tal objetivo, quanto tem de ser economizado, quantos clientes devem ser conquistados para que a “rota” seja “traçada”. E não para por aí: “depois que tem tudo destacado, organizado, cursos, ganhos e o que precisa ser feito no mês, é hora de destacar o que tem de ser feito mensalmente e dia a dia, porque o cérebro precisa de metas a curto prazo. As de longo prazo, ele ignora. Por isso as pessoas não atingem suas metas”, ensina Marynês.

Profissional de educação física deve seguir três passos em direção ao sucesso:

– escrever os objetivos para que o cérebro grave-os;
– tornar o objetivo um “compromisso público”, ou seja, contar para amigos e parentes sobre ele para que o cérebro entenda e se motive a alcançar a meta;
– coloca-las num mural para visualizar diariamente o que tem de ser feito no dia seguinte.

“Tem que acompanhar as três tarefas que devem ser feitas no dia seguinte para que dê certo o objetivo que quer alcançar. Se só fiz uma em um dia, acumulam duas para o dia seguinte. A pressão é diária e precisa de perseverança”, orienta a neurocoach.

A programação cerebral é importante porque, caso as tarefas se acumulem e se torne difícil cumpri-las, a pessoa se desmotiva e acaba abandonando o plano. “A possibilidade de fracasso é tão grande que, por mecanismos de defesa do cérebro, ele prefere abandonar o objetivo do que constatar que falhou.”

Domínio cerebral é um grande aliado do profissional de educação física

Ao saber como o cérebro funciona, podemos evitar as sabotagens, dominando o pensamento diariamente para que ele não entre no piloto automático, caso contrário, o cérebro vai fazer com que o profissional adoeça, fique de cama, tenha de faltar a um compromisso, não possa cumprir uma tarefa para evitar um “sofrimento”. Segundo Marynês, esse “sofrimento” é entre aspas mesmo porque ao estabelecer um objetivo, precisa-se abrir mão de outros desejos, fazer escolhas e determinar prioridades e ninguém quer abrir mão de algo que quer. O cérebro se organiza inconscientemente e se não monitorar a meta todos os dias, o plano não dá certo.

“Metas têm a ver com sonhos, paixões, o que você quer pra vida e, assim que você estabelece o que te dá prazer o que te faz sair da cama feliz, você tem a certeza de que é a meta certa. Se colocar na vida o objetivo de outra pessoa, você adoece, busca justificativas, falta, é um sacrifício e tudo dá errado.”

A ideia de que o “universo conspira a favor” se torna realidade porque, ao fazer algo que se quer, as portas se abrem, a mente fica feliz, o cérebro adquire uma intuição maior e torna-se mais fácil visualizar as oportunidades que a vida oferece. Quando o objetivo traçado é ruim, o profissional fica irritado, doente, o cérebro inunda de cortisol, que é um neurotransmissor que te fecha, te blinda para o mundo e você não vê as chances.

Por Jornalismo Portal EF

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت Dαѕн.Alι, [25.05.21 03:31] بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet