Confederação Brasileira de Futebol Americano propõe novo jeito de gerenciar esportes no Brasil

Publicado em 27/06/2013 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Amadorismo, falta de infraestrutura, dirigentes que se perpetuam no poder. Não são poucos os problemas que regem a gestão dos esportes no Brasil, resultado de um modelo que nasceu dentro de clubes há mais de cem anos, quando as primeiras agremiações foram criadas pelo País. Romper com o que está aí parece difícil, mas há quem aposte que isso é possível. Pelos caminhos do futebol americano, esporte em expansão entre o público nacional, uma iniciativa começa a tomar forma.

Em parceria com a Brazen Sports Ventures, a Confederação Brasileira de Futebol Americano-CBFA abriu em fevereiro/2013 inscrições para seletivas em nove Estados, que visam a montagem da seleção brasileira da modalidade, a qual tentará representar o País na Copa do Mundo da IFAF (Federação Internacional de Futebol Americano) de 2015, em Estocolmo, na Suécia.

Em entrevista exclusiva ao portal R7, o executivo Marcelo de Paulos, um dos sócios da Brazen, revelou que a montagem de uma seleção do Brasil é apenas o primeiro passo para voos bem mais altos. A seletiva, aberta a qualquer pessoa, tenha experiência ou não no futebol americano, dará espaço para uma análise aprofundada dos valores que o Brasil possui para a modalidade, e tais talentos deverão integrar o primeiro Campeonato Brasileiro profissional, nos moldes da MLS, a liga de futebol dos Estados Unidos.

– A liga será dona dos times. No primeiro ano, teremos seis times (dois em São Paulo, um do Rio de Janeiro, um em Curitiba, um em Belo Horizonte e outro em Cuiabá), os quais serão cedidos para um parceiro operá-los. Não é exatamente como a Liga Americana de Futebol Americano-NFL ou a Liga de Basquete dos EUA-a NBA, nas quais um gestor profissional é contratado para liderar um sindicato de donos de times. O nosso modelo será mais próximo ao da Major League SoccerMLS, somos donos dos times e os cedemos a investidores. É um negócio estruturado, com começo, meio e fim. Em função disso, com muito interesse que temos de investidores brasileiros e americanos, digo com grande conforto que nunca vi um projeto como o nosso. Será um divisor de águas na gestão de marcas no Brasil.


Marcelo De Paulos já possui rodagem em algumas respeitáveis empresas na área do marketing esportivo, como a Ogilvy e a 9ine (empresa de Ronaldo Fenômeno), além de passagens por Unibanco, Icatu Hartford, entre outros. As experiências da carreira, associadas ao estudo nos EUA e ao sócio americano Bruce Daniels, fizeram o brasileiro colocar em marcha um plano ousado, aproveitando um potencial acima de quase 1 milhão de pessoas que movimentam as redes sociais com interesse no futebol americano, segundo dados do empresário.

– Dados do Facebook, de abril do ano passado, já mostravam 3,302 milhões de pessoas acompanham futebol, enquanto 978 mil demonstravam interesse no futebol americano. A proporção entre os dois esportes, de três para um, evidentemente não é real, os números do futebol são bem maiores, mas notamos que, para o futebol americano, a polarização está concentrada em São Paulo, com 598 mil, e no Rio, com 454 mil. É claro que a modalidade não é maior que o basquete, por exemplo, porém percebemos que o futebol americano agrega mais valor. Até campeonatos regionais as pessoas acompanham. As redes sociais têm um papel importante nisso, é nelas que esse público busca mais informações, e elas estão na nossa estratégia de desenvolvimento.

A percepção do executivo se sustenta para defender uma liga profissional no Brasil. Segundo uma pesquisa divulgada em janeiro deste ano pela Stochos Sports & Entertainment, consultoria de marketing esportivo, quase 50% dos brasileiros têm algum grau de interesse pelo futebol americano. Levando em conta quase 6.000 pessoas de 11 Estados, 47,3% disseram conhecer e gostar da modalidade no País, contra 53,7% contrários.

Futebol americano encara “teste de fogo” com proposta diferencial

A proposta da Brazen parece, em primeira análise, apenas ousada, mas com difícil perspectiva de sucesso. A percepção passa pela maneira como são conduzidos campeonatos e entidades esportivas no Brasil, a quase totalidade delas com pouco ou nenhum profissionalismo. Ao propor uma liga profissional e privada, que prevê a busca do lucro, Marcelo de Paulos sabe que enfrentará resistência e desconfiança, mas se sente preparado. A base é o que o próprio conseguiu enxergar em seus estudos nos EUA.

– Estudei um ano na Universidade de Stanford e me envolvi com gestão esportiva. Lá publiquei um trabalho mostrando que o futebol brasileiro está matando a sua “galinha dos ovos de ouro”. Fiz uma análise sistêmica da situação precária dos clubes de futebol, e a minha visão é de que o problema de gestão não envolve a pessoa, mas sim o modelo que temos aqui. Estamos buscando um modelo novo, uma liga profissional sob um modelo de negócio estruturado, lucrativo desde o primeiro dia, privada e capitalizada.

A liga profissional, com aval da CBFA, faz parte de um acordo fechado entre a entidade e a Brazen, em dezembro do ano passado. Todo o investimento financeiro nas seleções brasileiras (profissional, de base e feminina) será feita pela parceira, sob a supervisão da confederação. O anúncio oficial do Campeonato Brasileiro, 100% profissionalizado, é aguardado para as próximas semanas. O que falta? Sacramentar os últimos contratos de patrocínio e de televisão.

– Estamos acertando os últimos detalhes do ponto de vista legal, a parte tributária, societária e as questões de imigração, já que traremos profissionais dos Estados Unidos para cá (…). Não posso revelar os detalhes ainda, é um negócio na casa dos milhões e de longo prazo, com projeção inicial de sete anos. Não estamos entrando para um torneio de um ano, a captação está se dando com uma visão longa, até mesmo se for necessário arcar com prejuízo nos primeiros dois anos, para então absorver a curva de amadurecimento.

 Fonte: PortalR7

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت Dαѕн.Alι, [25.05.21 03:31] بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet