Em assembleia realizada em São Paulo na semana passada, a confederação Brasileira de Rugby (CBRu) ratificou por unanimidade de seus membros a implementação de um novo modelo gestão e governança que se adapta à realidade do esporte brasileiro e servirá de exemplo para outras entidades. As novas práticas de gestão prometem revolucionar o mercado esportivo nacional.
O modelo de governança tem três princípios básicos:
- A gestão da confederação será constituída tanto pela diretoria executiva (presidente e vice) como pelo conselho de administração formado por: membros independentes ( executivos de empresas de diversos segmentos da economia que trazem experiências relevantes para gestão) e membros eleitos pela Assembleia com voto das Federações, Clubes e um representante dos árbitros. O conselho é responsável pelas políticas e diretrizes da administração no esporte no País. Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Rugby, Sami Arap Sobrinho, a entidade está trazendo “bons e renomados empresários e executivos de mercado, que estão acostumados com a administração do negócio do esporte, para agregar valor a Confederação e dessa forma alavancar o potencial esportivo”.
- Criação de Comitês com objetivo de otimizar a execução dos projetos. Tratarão de assuntos específicos como marketing, captação de recursos, competições e recursos humanos.
- Implantação de um sistema de remuneração baseado nos resultados atingidos. Além disso, o mandato continuará sendo limitado em 4 anos + reeleição por igual período.
O Presidente da Confederação salienta que “essa modernização na gestão é fundamental para potencializar as oportunidades e promover um crescimento ordenado do rugby no País. Ao valorizar e implementar as melhores práticas de governança reconhecidas no mercado, garantimos cada vez mais investimento para que os nossos atletas ampliem sua performance e os clubes criem boas condições para os praticantes”.
“Uma boa gestão é um fator importante na captação de recursos pois sem investimento principalmente oriundo da iniciativa privada, não é possível oferecer uma estrutura de qualidade para os atletas e equipe técnica, o que acaba comprometendo o desempenho da equipe”, ressaltou o presidente da entidade.
O Rugby é apontado como uma das modalidades que mais cresce no Brasil. Os números do Rugby no Brasil são impressionantes: São mais de 100 mil seguidores em redes sociais, 200 agremiações esportivas, 10 mil atletas registrados, 6 Federações Estaduais e presença garantida em 22 estados.
A Seleção Masculina de Rugby Union (XV) encontra-se na 33ª posição no ranking da International Rugby Board (IRB), enquanto a Seleção Feminina de Rugby Sevens possui 8 títulos sul-americanos e ingressou no top 10 mundial no último Campeonato Mundial realizado em Dubai-EAU em 2009.
Atualmente a Confederação Brasileira de Rugby só perde para o futebol em número de patrocinadores. Tem como apoiadores empresas como Bradesco, Topper, Heineken, Deloitte, JAC Motors, Probiótica, BR Properties e Brookfield Incorporações.
Este moderno modelo de gestão tem tudo para dar certo e possibilitar o tão almejado objetivo da Confederação Brasileira: Tornar o Rugby o segundo esporte mais popular no Brasil.
Fontes: http://www.sharklion.com/proyectos/cbru/main/content.php?page=20&i=3&id_noticia=806 http://www.diariotaubate.com.br/display.php?id=29421 http://www.esportealternativo.com.br/pt/todas-as-noticias-rugby/62-rugby/11956-rugby-brasileiro-esta-no-rumo-de-ser-potencia-esportiva Imagens:Daniel Vorley / Latin Content / Getty Images