INICIATIVAS MUNICIPAIS – Gestão Eficiente do Esporte*

Publicado em 16/04/2012 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Os conselhos exercem papel fundamental na democracia e se constituem como espaços de discussão e formulação de políticas públicas. Eles também têm o papel de fiscalizar a execução das ações e de cobrar maior transparência dos gastos públicos. “Os municípios se fortalecem e se tornam parceiros mais ativos no fomento do esporte no estado”, explica o diretor de Pesquisa, Controle e Qualificação da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ), Gustavo Sapori.

Em 2009, os gestores da cidade de Patrocínio perceberam essa necessidade e implementaram o conselho na localidade. O secretário municipal e presidente do conselho de esportes, Marcos Remis dos Santos, conta que no início tudo era bem complicado. “Nossa estrutura era mínima e a pasta secundária. Muitos acreditam que a área de esportes é onerosa e tem pouco resultado, mas a história em Patrocínio mostra que não é bem assim”, diz o secretário municipal.

Os primeiros passos adotados na cidade foram o de estruturar a secretaria e o conselho e ouvir a comunidade. “O conselho trouxe outra concepção de políticas públicas desportivas para os gestores daqui”, relata Remis. Ele diz que, antes, as ações se limitavam à prática de futebol e ao fomento de campeonatos do segmento. “Como o conselho é uma ferramenta democrática, integramos pessoas de várias modalidades e percebemos o potencial do município para atividades como o kart e  mountain bike”.

A partir daí foram formatados os programas e planejados a captação de recursos e de parceiros para o desenvolvimento das atividades. A primeira conquista veio com a pontuação no ICMS Solidário, quando receberam uma porcentagem da receita estadual, por meio da SEEJ, para iniciar os trabalhos. “Foi um voto de confiança com o prefeito, que viu que poderíamos conseguir recursos para caminhar com a implementação das políticas desportivas”, ressalta Remis.

Segundo Gustavo Sapori, a decisão de Patrocínio foi assertiva já que criar e ativar o Conselho de Esportes são os primeiros passos para que o município seja avaliado no critério Esportes e, portanto, receba o repasse do ICMS Solidário, por meio da Lei 18.030/2009, que regulamenta o beneficio. Ação bem recebida pela população da cidade, beneficiada com obras e com a implementação de políticas públicas. Em 2011, o morador de Barra do Salitre, Ademar Alves de Ávila Junior, viu um sonho antigo da comunidade virar realidade. Era a inauguração da única quadra poliesportiva do distrito.“Os moradores da área rural precisam do lazer também e o que tínhamos aqui era um campinho precário e a quadra foi ótima pra gente”, relata.

Outra iniciativa adotada em Patrocínio foi o de fechar parcerias com duas cooperativas locais. Para atender aos requisitos de responsabilidade social da empresa, a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer) e a Cooperativa Agropecuária de Patrocínio (Coopa) firmaram o contrato de patrocínio/ parceria com a prefeitura para a execução do programa de Iniciação Desportiva Educacional (Proinde), para atender crianças e adolescentes com idade entre 07 e 17 anos. “Cada um repassa mensalmente uma quantia de R$ 1.200, 00 por mês. Um valor que parece pequeno, mas que ao final do mês faz toda diferença em nossas contas e, principalmente, na vida dessas crianças”, afirma o gestor municipal. Também é fonte de arrecadação o aluguel de  quadras públicas em período noturno. Os espaços eram utilizados de manhã e à tarde na execução dos programas e ficavam ociosos à noite e agora são mais um meio de alocar recurso. “Alugamos as quadras por R$ 15,00, um valor simbólico, mas que vai se somando a outras receitas e também contribui com nosso projeto”, esclarece o secretário municipal.

Um trabalho intersetorial com outras secretarias também é critério para otimização dos recursos.“Na construção de uma quadra, por exemplo, fomos até a secretaria de obras e pedimos canos de ferros, que antes serviam como hastes nas placas de sinalização e estavam num galpão, sem utilização, e com eles construímos o alambrado. Com economias como estas , conseguimos reduzir pela metade os gastos nas obras”, revela.

O secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Braulio Braz, ressalta que a gestão no município pode servir de exemplo para os demais no Estado. “Patrocínio, por meio da gestão compartilhada entre prefeitura e conselho desportivo, buscou soluções práticas para melhorar a vida das pessoas e se tornou referência em boas práticas. É satisfatório saber que a SEEJ vem contribuindo com esta trajetória, que vai ao encontro do que preconiza nosso governo: trabalho em rede, otimização de recursos e apoio junto à iniciativa privada”, afirma Braulio Braz.

*Matéria retirada do site www.esportes.mg.gov.br (link direto: http://www.esportes.mg.gov.br/comunicacao/noticias/abril/2951-conselho-de-esportes-de-patrocinio-e-referencia-em-gestao)

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais