A presente pesquisa investiga a temática “corpo e educação” em produções acadêmicas de pós-graduação (dissertações e teses) no Brasil. A pesquisa teve como cenário o acervo on-line das universidades brasileiras. O mapeamento demonstrou que os estudos sobre a temática estão prioritariamente nas áreas da educação, educação física, psicologia, artes e enfermagem, evidenciando-se uma dicotomia nos estudos sobre o corpo. Predomina a fragmentação corpo/mente. Notamos que o processo de ensino-aprendizagem é feito em consonância com a referida fragmentação. Não pretendemos fazer um exame exaustivo da temática, mas apenas buscar indícios representativos do seu tratamento nos limites apontados acima. Os resultados foram obtidos a partir da visita a acervos das cinco regiões do Brasil, denotando uma relativa ausência da temática e, quando da sua ocorrência, predominando a relação dicotômica, em prejuízo do corpo. No final, ensaiamos algumas reflexões.
Autores: Wesley Adriano M. Dourado, Ana Célia Araújo Silva, Carmen B. Lopes, Zilda Amélia Assis
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