Destaques do JEMG e dos Jogos de Minas são premiados em Belo Horizonte.

Publicado em 15/12/2014 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

No dia 11/12, a Secretaria de Estado de Turismo e Esportes (SETES), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEC), promoveu o evento “Melhores do Ano”, para premiar atletas, escolas e municípios destaques das edições dos Jogos de Minas e dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), deste ano.

A solenidade, realizada na área VIP do Mineirão, em Belo Horizonte, reuniu alunos-atletas, atletas, professores, técnicos e representantes municipais de todas as regiões do estado. O secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Turismo e Esportes, Mário Guimarães, participou da solenidade ao lado do subsecretário de Esportes, Adenilson Sousa, na entrega dos troféus. “Em um ano tão positivo para o esporte mineiro, o que não nos falta são motivos para comemorar. Parabenizo cada um dos atletas, são eles os responsáveis por fazer de Minas Gerais um estado cada vez mais forte nas quadras, pistas e piscinas”, afirmou o secretário-adjunto.

O jornalista Leopoldo Siqueira e o ex-craque do Atlético, Dada Maravilha, também participaram das premiações e fizeram a alegria dos jovens atletas, que não abriram mão de tirar fotos ao lado dos ídolos.

Futuros campeões – Marcos Veloso, de 15 anos, veio de Varginha para receber o prêmio de aluno-atleta no módulo I do Ciclismo. O estudante é um dos grandes responsáveis pela inclusão da modalidade, disputada pela primeira vez este ano nos JEMG. “No ano passado, eu enviei uma carta para a Secretaria de Esportes e gravei um vídeo* com o pedido da inclusão do ciclismo para o então secretário Eros Biondini. Participei da etapa experimental em 2013 e, este ano, pude, finalmente, competir oficialmente pelos JEMG. Depois de tanto tempo batalhando, conquistar este prêmio é motivo de muita felicidade”, comemorou o jovem atleta. Feliz em conhecer o Mineirão, Marcos veio acompanhado dos pais Renata Silveira Lemos e Paulo Veloso. “O Marcos já participava das competições da Federação Paulista de Ciclismo, mas estava cada vez mais difícil viajar longas distâncias, por isso começamos a conversar sobre a possibilidade de ele disputar os jogos escolares em Minas Gerais. Após o apelo do Marcos, a modalidade foi incluída e estamos muito orgulhosos. A premiação é de extrema importância. Os atletas se sentem cada vez mais valorizados e motivados a continuarem competindo”, destacou a mãe do estudante de Varginha.

Premiação – Ao todo, foram entregues 134 troféus aos destaques de modalidades olímpicas e paralímpicas. Também foram premiadas 35 instituições de ensino, contempladas pelo programa Escola Modelo, que leva em consideração os resultados obtidos nas últimas três edições dos JEMG.

Exemplo de craque – Convidado pela SETES, o ex-jogador da seleção tricampeã do mundo, Dadá Maravilha, parabenizou a iniciativa. “Chutei a primeira bola com 19 anos de idade. Fui hostilizado por várias pessoas, mas eu precisava buscar uma fonte de renda. Espero que a minha história sirva de exemplo para vocês seguirem em frente. Apesar das dificuldades, sempre é tempo para corrermos atrás dos nossos sonhos. Estou muito feliz por estar aqui. Este evento é maravilhoso e vocês são motivos de orgulho para todos nós”, revelou o ex-atacante.

Escola Modelo – O projeto Escola Modelo visa implantar centros de referência das diversas modalidades esportivas em colégios. Além disso, os professores e alunos das escolas selecionadas participarão de um intercâmbio com clubes esportivos e equipes de referência, em cada modalidade. As escolas foram premiadas nas modalidades de atletismo, xadrez, tênis de mesa, judô, natação, peteca, handebol, voleibol, futsal e basquete. Para apontar as escolas premiadas, foi analisada a classificação final do JEMG, nos últimos três anos. Para cada medalha, foi atribuído um peso diferente com o intuito de obter uma classificação geral a partir do somatório dessa pontuação.

Seminários de avaliação – Também no dia 11/12, foram realizados os seminários de avaliação dos JEMG e dos Jogos de Minas 2014, no Mineirão. Representantes dos municípios participantes das competições discutiram pontos de relevância dos jogos neste ano e possíveis alterações para 2015.

* Acesse aqui o vídeo produzido pelo estudante Marcos Veloso que está no youtube.

Fonte: Matéria: Aline Soares/Setes MG

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Comentários estão fechados

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais