O futebol é, há décadas, o esporte coletivo preferido do brasileiro. Seja jogando no asfalto e com latinhas ou chinelos no lugar das traves, seja em uma quadra de cimento ou em um campo de grama, a modalidade esteve presente na infância e se estendeu para a vida adulta. O problema é que, com o cotidiano ocupado por muitas tarefas, muitas pessoas praticam o esporte somente no fim de semana e aumentam o risco de lesões.
Valéria Schmidt, integrante da seleção brasileira feminina de futsal e eleita pela Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) a melhor atleta do mundo entre todos os esportes, dá algumas dicas para cuidar do corpo durante a semana e curtir o esporte com segurança no sábado ou domingo.
“A maioria das pessoas que brinca no sábado e no domingo já chega no local do esporte e quer a diversão imediatamente. Mas é essencial fazer um bom alongamento e um aquecimento antes do início do jogo. Isso pode evitar uma série de problemas que atrapalhariam a diversão e a saúde”, explica Valéria, reforçando que a dica vale para futsal, futebol de campo ou society.
A manutenção de uma rotina de movimentos físicos também faz diferença – para melhor, claro. “As pessoas dizem que não têm tempo e, por isso, praticam o esporte apenas no sábado e no domingo. Mas sempre há um jeito. É possível, durante a semana, fazer caminhadas ou corridas no início ou no fim do dia para preparar melhor o corpo. Todo esse esforço vale a pena para que o prazer do fim de semana não traga lesões”, aponta Valéria.
Uma boa dica para aumentar o tempo de caminhada é subir no ônibus dois pontos depois do seu local habitual. Quando possível, também desça duas paradas antes e termine o trajeto a pé. O mesmo vale para quem utiliza o carro: planeje seu tempo para sair mais cedo de casa e busque uma vaga de estacionamento em um local mais distante e caminhe até seu destino final.
Fonte: Portal Saúde Brasil
* disponível em https://goo.gl/GyruYs, acesso em 07 de novembro de 2017