Edital 2016 da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte tem 190 projetos protocolados

Publicado em 26/10/2016 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

(Foto: Renata Silva/SEESP)

O prazo para protocolo de projetos esportivos no edital 01/2016 do Programa Minas Esportiva Incentivo ao Esporte encerrou-se ontem. Ao fim do processo, um total de 190 propostas foram inscritas no mecanismo, das quais 124 foram protocoladas no último dia, mesmo com a abertura do edital desde 26 de agosto.

Segundo o diretor de Gestão de Lei de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Estado de Esportes (SEESP), Thiago Santana, o fato de os executores terem deixado o protocolo das propostas para o último dia pode ter sido ocasionado pela nova forma de inscrição adotada no edital 2016: pela primeira vez, todo o processo foi realizado de maneira on line, pelo Sistema de Informação do mecanismo, não sendo necessário o envio de nenhum documento físico para a SEESP: “O fato de o processo ser totalmente digital favoreceu o protocolo no último dia e, especialmente, nas últimas horas, já que não haveria a necessidade de se deslocar até os Correios para fazer a postagem de documentos”, comentou.

Entre os proponentes de projetos para o edital de 2016 estão 59 novos executores que não haviam apresentado propostas em oportunidades anteriores, outro ponto considerado bastante positivo: “A expectativa é de que o mecanismo alcance cada vez mais novos executores e que os projetos cheguem a mais municípios, a fim de que as iniciativas aprovadas pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte atendam um maior número de pessoas”, disse.

Desde que foi criada, a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte teve 155 projetos aprovados e que estão em fase de captação, 110 projetos aprovados com prazo de captação expirado, 52 projetos em execução e 56 com execução encerrada. Cerca de 38,5 mil pessoas já foram beneficiadas pelas ações aprovadas pelo mecanismo.

Com relação a valores, desde 2014 foram captados R$ 28.458.633,85. Em 2016, até outubro, os projetos aprovados pela Lei de Incentivo já captaram mais de R$ 8,4 milhões.

Edital já tem projetos aprovados

Em reunião do Comitê Deliberativo Minas Esportiva Incentivo ao Esporte, realizada ontem, nove dos projetos inscritos no edital 01/2016 foram analisados e seis deles, aprovados. Os demais serão analisados nas próximas reuniões do Conselho, seguindo a ordem publicada no site do mecanismo: incentivo.esportes.mg.gov.br.

O mecanismo

 A Lei Estadual de Incentivo ao Esporte é um instrumento de fomento ao esporte em Minas Gerais formulado pela Secretaria de Estado de Esportes. Instituída em 2013, ela prevê que até 0,05% da receita líquida anual do ICMS que coube ao Estado, relativamente ao ano anterior, sejam direcionados a apoiar atividades esportivas ou paradesportivas das áreas de desporto escolar; de lazer; de formação; de rendimento; desenvolvimento científico e tecnológico; e desporto social.

Fonte: SEESP

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Comentários estão fechados

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais