Pitangui está em crescente evolução no ranking do ICMS Esportivo: no ano base de 2013 ficou na 194ª posição, saltando para a 92ª colocação no ano base 2014. Já no ano base de 2015, o município cresceu surpreendentemente, passando para a quinta colocação. No ano base 2016, Pitangui conquistou a terceira posição no ranking, segundo o Relatório Provisório do ICMS Esportivo. Essa ascensão rendeu ao município o prêmio Melhores do ano 2016.
Confira a entrevista completa do Observatório do Esporte de Minas Gerais com a gestora esportiva de Pitangui, Danielle Dias.
Pitangui ficou em 5º lugar no ano base 2015 e, agora, em terceiro no ano base 2016, de acordo com o Relatório Provisório do ICMS Esportivo. A que o município atribui essas conquistas?
Primeiramente à luta e ao investimento grande que estamos fazendo para conseguir o incentivo e apoio da Administração, e também ao apoio financeiro que recebemos com o ICMS Esportivo.
Como o município vê o papel do esporte na sociedade?
O esporte é de suma importância, pois é através dele que conseguimos ter saúde, bem estar e desenvolvimento. Além disso, é por meio dele que também podemos divulgar o nome do município. É um investimento que gera um retorno muito grande.
Estar entre os Melhores do Ano 2016 representou o que para o município?
Representou o crescimento da cidade e a garantia de que nós pudemos resgatar o esporte que estava quase inexistente. Ficamos dois anos com o conselho ativo, ocupando posições muito abaixo que Pitangui merecia e, em um ano de investimentos, ficamos entre os 5 municípios que mais investem em esporte em Minas Gerais.
Um conselho para os municípios que estão buscando melhores posições no ICMS Esportivo:
Persistência! Nós “demos muito murro em ponta de faca” até conseguirmos encontrar os caminhos e a maneira certa de fazer a comprovação dos eventos, de trabalhar com o sistema, de reunir os documentos necessários. Foi tudo com muito esforço! Tem que ter muito jogo de cintura porque não é fácil.
E para os municípios que ainda não participam do ICMS Esportivo, que recado gostaria de deixar?
É muito importante ter um conselho ativo para participar dessa iniciativa porque é através do ICMS Esportivo que conseguimos os recursos que às vezes as prefeituras não têm para repassar aos atletas. Além disso, tem que ter compromisso. Conseguindo comprovar que estamos promovendo o esporte, cada vez mais recebemos o incentivo.
ICMS Esportivo
É um importante instrumento de fomento à prática esportiva, operacionalizado pela Secretaria de Estado de Esportes de Minas Gerais (SEESP), que garante recursos aos municípios que comprovam o pleno funcionamento do Conselho Municipal de Esportes, bem como a participação ou realização de projetos esportivos. Neste ano, 254 cidades mineiras aderiram ao mecanismo, e a previsão de repasses chega a R$ 8,7 milhões.
Na segunda-feira (17), a SEESP divulgou o Relatório dos Dados dos Índices Provisórios do ICMS Solidário Critério Esportes com a listagem dos Municípios habilitados e as pontuações referentes ao ano base 2016. Os Municípios contemplados receberão os recursos em 2018. No dia 15 de agosto será publicado o relatório definitivo. Confira a lista aqui.
Observatório do Esporte de Minas Gerais