O objetivo desse relato de experiência foi analisar a funcionalidade, equilíbrio e qualidade de vida em duas idosas não institucionalizadas, após serem submetidas a um protocolo de treinamento em Realidade Virtual utilizando os jogos do software Wii Fit, bem como o acessório Balance Board do console Nintendo Wii, a partir de um programa de treinamento elaborado fundamentado em diretrizes gerais de agência de saúde, tais como o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ASCM). A avaliação da funcionalidade foi realizada com o uso dos Testes de Aptidão Física para Idosos (TAFI), o equilíbrio foi avaliado com a Escala de Berg e a qualidade de vida foi mensurada com o questionário SF-36. Os resultados apontaram melhora nos valores absolutos de todos os testes analisados, permitindo concluir acerca do potencial do programa de treinamento elaborado para a melhora da independência funcional de idosos. Esperamos que este estudo auxilie pesquisadores a dar continuidade à pesquisa e às ações envolvendo o uso do Nintendo Wii como ferramenta assistiva a idosos.
Autores:
Letícia Aparecida Calderão SpositoI; Elizeu Ribeiro PortelaI; Enicezio Fernando Poscidônio BuenoI; Wellington Roberto Gomes de CarvalhoII; Fabiano Fernandes da SilvaI,III; Renato Aparecido de SouzaI
Grupo de Estudos e Pesquisa em Ciências da Saúde, Curso de Educação Física, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Muzambinho, MG, Brasil
IIDepartamento de Educação Física, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil
IIIInstituto de Engenharia Biomédica. Universidade Camilo Castelo Branco, São José dos Campos, SP, Brasil
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