Fazer exercícios uma vez por semana faz bem à saúde? Especialista analisa

Publicado em 10/04/2014 por

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Sedentarismo atinge 80% dos brasileiros e deve ser combatido. Mas praticar atividades físicas intensas só aos domingos pode ser prejudicial

 Sempre (só) aos domingos. Foi música de filme famoso nos anos 60, hoje é titulo do nosso post. Em abril, quando se comemora o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Mundial da Saúde, ressaltamos algumas recomendações para a população. Sem dúvida, o sedentarismo que atinge 80% da população deve ser fortemente combatido, porém com opções possíveis de serem seguidas por todos.

Desde para a criança como até o mais longevo, a atividade física deve ser estimulada. As pesquisas consistentes pelo mundo afora, seja de médicos como de outros profissionais da saúde, lideradas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), mostram a redução das doenças crônicas degenerativas e até comportamentais nos indivíduos ativos.

Em relação a internações e faltas ao trabalho, os números mostram 35 a 40% de aumento desses itens nos sedentários. As despesas com saúde caem brutalmente onde a população é mais ativa, segundo estudo mundial dos fatores de risco conhecido como INTERHEART. A Sociedade Brasileira de Cardiologia, através de seu departamento de Exercício, Esporte e Reabilitação Cardiovascular (DERC), tem debatido profundamente a atividade física e oesporte nos Congressos de Cardiologia.

Mas e quem só se movimenta aos domingos? Sabemos que qualquer decisão de se mexer é benéfica. Mas, se for só aos domingos e de modo intenso, o risco de complicações ortopédicas e cardíacas chega a aumentar 2,7 vezes, segundo pesquisa publicada no Journal of American Medical Association (JAMA). Se for apenas aos domingos, então só caminhe e não espere resultados espetaculares. O esforço é modesto, mas melhor do que ficarparado! O recomendado é, no mínimo, três vezes por semana, de 30 a 60 minutos diariamente, com velocidade em torno de 100 metros por minuto.

A avaliação médica para simples caminhadas não deve ser um obstáculo, mas não custa conhecer suas condições clinicas em uma consulta simples e um eletrocardiograma. Mais intensidade ou esportes, aí sim, inclua o teste ergométrico com um médico presente SEMPRE. Lembrando que intensidade e volume das atividades físicas não competitivas são semelhantes tanto para o gênero masculino quanto para o feminino.

.* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor

por Nabil Ghorayeb: Especialista em Cardiologia e Medicina do Esporte

Fonte: GloboEsporte.com Eu Atleta

Calcule se você está no seu peso ideal

Calculadora mostra se você está em dia com a sua saúde.
Índice de Massa Corporal é usado por médicos. 

Você sabe se está no seu peso ideal? Pessoalmente, isso varia de pessoa para pessoa. Tem gente que acha que sempre precisa perder uns quilinhos. Outros ficam mais felizes com alguns a mais.

Mas e para a sua saúde? Os médicos costumam usar uma conta simples para fazer esse cálculo. Seu peso dividido pela sua altura ao quadrado.

Para facilitar mais ainda, abaixo você tem uma calculadora que faz a conta automaticamente para você. É só preencher os dados.

          

*Não aplicado a atletas, crianças e mulheres grávidas ou a amamentar.

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