Governo quer criar metas de fortalecimento da prática de esporte, diz ministro.

Publicado em 24/08/2015 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

O ministro do Esporte, George Hilton, disse que até setembro o governo enviará ao Congresso Nacional um projeto de lei para criar o Sistema Nacional do Esporte. A ideia é estabelecer metas para o fortalecimento do esporte no país e definir o papel dos setores público, privado, e entidades como confederações e clubes, no incentivo e fomento às práticas esportivas.

“Será uma legislação nacional que determina o papel de todos os entes, um pacto federativo do esporte definindo qual será o papel da escola, de prefeitos, governadores, da União, das universidades, dos clubes, um pacto do setor público e privado”, disse ao participar de comissão geral na Câmara dos Deputados. Hilton acrescentou que o sistema tratará das fontes de fomento ao esporte.

O ministro disse que é preciso intensificar a prática esportiva e explicou que o sistema será uma política de Estado que evitará a descontinuidade das ações de incentivo e apoio ao esporte. “O Sistema Nacional do Esporte vai deixar no Brasil, a partir da sua aprovação, metas importantes que deverão ser cumpridas nos planos decenais”.

Segundo George Hilton, a principal base desse sistema será o desporto escolar. Ele disse que se reuniu com o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e os ministérios trabalham em conjunto para fortalecer a prática da educação física nas escolas públicas. “A educação física é fundamental para o desenvolvimento humano e social dos brasileiros. A criança desenvolve habilidades importantes para a formação social, intelectual. A atividade física ensina a conviver em sociedade, superar desafios”.

Para a elaboração do Sistema Nacional do Esporte, o ministério fez uma pesquisa para traçar o panorama do esporte, de acordo com o ministério. O documento identifica obstáculos que dificultam o acesso ao esporte, as desigualdades regionais e o grau de desenvolvimento esportivo no país. Um grupo de trabalho foi criado em abril para elaborar o projeto que será encaminhado ao Congresso.

Fonte: Matéria publicada pelo site EBC

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Comentários estão fechados

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais