Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa do tipo descritiva e estudo de caso como proposta da prática interventiva do programa de Desenvolvimento Educacional – PDE na área de Educação Física e teve como objetivo verificar através de um programa de iniciação ao handebol se houve o aperfeiçoamento das habilidades motoras fundamentais de movimento e especializadas nos alunos do 6° ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Wolff Klabin. Participaram deste estudo inicialmente 18 alunos, sendo 14 meninas e 4 meninos com idade entre 11 e 12 anos e foi concluído com 15 alunos, sendo 12 meninas e 3 meninos. Os alunos realizaram pré e pós testes motores das habilidades fundamentais de manipulação do arremessar, quicar e receber a bola, e de locomoção a corrida, conforme protocolo de análise dos padrões fundamentais propostos por Gallahue e Ozmun (2005), classificando-as nos estágios inicial, elementar e maduro ou proficiente. Cada um dos movimentos foram realizados por cinco vezes, sendo filmados na posição frontal, lateral e posterior para que a análise pudesse ser realizada. Para a quantificação dos resultados executados, utilizou-se a forma de símbolos matemáticos e no tratamento dos dados adotou-se procedimentos estatísticos com as medidas de tendência central (média, desvio padrão, variância), para isso, foi utilizado o programa SPSS. Os resultados indicaram que o programa de iniciação ao handebol exerceu uma melhora nas habilidades motoras avaliadas, verificando a evolução para a fase do estágio elementar, maduro ou proficiente.