Inmetro avalia qualidade de pesos utilizados em Academias

Publicado em 14/05/2013 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

O Programa de Análise de Produtos do Inmetro avaliou o peso de seis diferentes marcas de anilhas, nove de caneleiras e cinco de halteres, totalizando 20 pesos de 14 marcas utilizados na prática de atividade física e reabilitação. Com a inexistência de normas para esses produtos, o Instituto se reuniu com as partes interessadas e estabeleceu, por consenso, o percentual de 4% como tolerância na diferença para todos os produtos, independentemente do seu uso – bem-estar ou reabilitação. A análise previu a comparação das massas declaradas nos produtos pelos fornecedores a pesos padrão. Os resultados não apresentaram uniformidade.

Constatamos que o mercado dispõe de produtos com pesos que variam muito. Esse resultado pode ser considerado preocupante, na medida em que coloca em risco a saúde e a segurança do consumidor. O uso dos aparelhos na prática de atividade física ocorre, normalmente, em pares, e a diferença pode propiciar o aparecimento de lesões. Já na reabilitação, a evolução do paciente pode ficar afetada com o excesso ou com a redução da massa do produto utilizado”, explica Leonardo Souza, chefe substituto da Divisão de Instrumentos de Medição de Massa.

No que diz respeito às anilhas de massa de cinco quilos, das três marcas analisadas, duas apresentaram não-conformidade com a metodologia, significando uma variação maior de 4%, para mais ou para menos do valor nominal declarado. A análise com as caneleiras evidenciou uma maior incidência de não-conformidades nos pesos com menores massas (até quatro quilos). Os halteres de massas de um quilo, dois e oito quilos não apresentaram conformidade.

O Inmetro estudará a viabilidade de regulamentar esses produtos, de forma que, tanto na prática de atividade física, quanto na reabilitação, eles sejam seguros a quem os utiliza. A análise completa pode ser conferida no site do Inmetro .

Matéria:Marina Rigueira – Em dia com o consumidor
Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais