O Senado Federal vai premiar os melhores textos. Os finalistas dos estados e do Distrito Federal farão parte do Projeto Jovem Senador e vivenciarão o processo de criação de leis do nosso país.
O Jovem Senador é um projeto anual que seleciona, por meio de um concurso de redação, 27 estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais, com idade até 19 anos, para vivenciarem o trabalho dos senadores. Em 2016, o tema é “Esporte: educação e inclusão”. O objetivo do Concurso é estimular nos estudantes a reflexão sobre política, democracia e exercício da cidadania.
Etapas:
Na primeira etapa, cada escola participante seleciona uma redação para representá-la, e encaminha à secretaria de Educação da respectiva unidade da Federação até 19 de agosto de 2016. Na segunda etapa, as secretarias de Educação dos estados e do DF selecionam três redações e as enviam para o Senado Federal até 23 de setembro de 2016. E na última etapa, a Comissão Julgadora do Senador Federal avalia e julga 81 redações e seleciona 27 finalistas. O resultado final será divulgado até 14 de outubro de 2016.
Premiação:
Os 27 finalistas do Concurso de Redação ganham uma viagem a Brasília para participar da cerimônia de premiação no Palácio do Congresso Nacional . Na capital do país, participam do Projeto Jovem Senador, uma simulação de como é o processo de criação de leis no Brasil. Todos os 27 finalistas ganham notebooks, medalhas e certificado de classificação.
As escolas dos alunos classificados nos três primeiros lugares da etapa nacional ganham desktops para uso coletivo. As escolas dos 27 finalistas ganham kits com material educativo e pedagógico.
O projeto é uma do realização Senador Federal, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e apoio das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.
Para mais informações acesse: www.senado.gov.br/jovemsenador