Criada em 2015, a LIGA Nescau®, consiste em competição poliesportiva que cresceu, evoluiu e tornou-se a primeira a incluir meninos e meninas, juntos, em modalidades esportivas convencionais e paradesportivas.
Em seis anos de vida, impactou mais de 34 mil crianças e jovens. Agora, amplia o foco. Mira também no profissional de educação física e migra da condição de competição para uma plataforma esportiva que está baseada em três pilares. O primeiro, a Liga NESCAU® Summit, congresso on-line que estreia em 22 de setembro com a missão de valorizar o trabalho do professor de educação física e auxiliar a ampliar seus conhecimentos.
Na mesma linha, no segundo pilar, será produzido e veiculado material prático didático ao longo de todo o ano, a fim de auxiliar nas aulas e atividades. Ambas as iniciativas contam com a curadoria de Ana Moser e do Instituto Esporte & Educação (IEE) que, também fornecerá certificado aos participantes. O terceiro pilar é a própria Liga NESCAU®, competição estudantil que chega a sétima edição em outubro, e, pelo segundo ano consecutivo, será 100% digital em função da pandemia. Todas as atividades são gratuitas.
Com o Summit, primeiro evento da plataforma Liga NESCAU®, os profissionais de educação física contarão com uma ferramenta a mais de capacitação e troca de aprendizados. O congresso on-line gratuito trará conteúdos exclusivos, desde palestras e entrevistas com grandes nomes do esporte e da educação, debates sobre diferentes pontos do trabalho do educador físico, vivências práticas com atividades tanto no ambiente físico como no digital, entre outros temas.
O congresso vai ocorrer todas as quartas-feiras, entre 22 de setembro e 3 de novembro, a partir das 19h, e será transmitido em uma plataforma montada especialmente para o evento, no site www.liganescau.com.br, mesmo endereço para a confirmação das inscrições. Além de profissionais da área, estudantes de educação física também podem participar do Summit. Todos os inscritos estarão habilitados a receber certificação, desde que cumpridas as exigências básicas, como carga horária mínima.
Entre os nomes de peso confirmados estão atletas e treinadores que já levaram o Brasil ao pódio em Campeonatos Mundiais, Jogos Olímpicos e Paralímpicos, como o técnico Bernardinho, a ponteira Fe Garay, o nadador Daniel Dias, a ginasta Flavinha Saraiva, a corredora Verônica Hipólito, o ex-jogador de futsal Falcão, o treinador Luizomar de Moura, o nadador Gustavo Borges, o armador Yago, a nadadora Etiene Medeiros, a ex-jogadora de vôlei de praia Jackie Silva, a ex-jogadora de basquete Magic Paula, além de Ana Moser.
O Summit contará ainda com nomes da dança, como Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo, acadêmicos como a psicóloga e professora da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP) Katia Rubio, Rodrigo Vicentini, head da NBA Brasil, entre outros profissionais ligados ao esporte e a educação. Em tempos de educação on-line, o evento também contará com a colaboração de produtores de conteúdo digital e das principais plataformas de redes sociais.
Confira os temas desenvolvidos para cada encontro virtual do Summit:
22/9 – Abertura do Liga Nescau Summit – Educação física além da sala de aula. A construção de uma geração mais confiante por meio do esporte.
29/9 – Saúde mental, psicologia e comportamento humano voltado ao esporte.
6/10 – Criatividade e inovação para a prática esportiva.
13/10 – Updates técnicos sobre modalidades esportivas.
20/10 – Liderança e empreendedorismo para professores de educação física.
27/10 – Diversidade e inclusão no esporte
3/11 – Tecnologia, games e plataformas sociais voltadas para a educação física.
Fonte: Liga Nescau (adaptado)