MapaDCA – Uma ferramenta valiosa para os Conselhos Municipais.

Publicado em 19/02/2013 por

O início de mandato é um momento desafiador para os dirigentes públicos municipais!

Em grande parte dos municípios a transição governamental foi conflituosa, em decorrência dos mais diversos tipos de sabotagem – computadores formatados, desaparecimento de documentos públicos, interrupção de serviços à comunidade…

Os novos gestores se veem perdidos, sem saber por onde começar a implantar as políticas municipais. É especialmente nessas circunstâncias que o auxilio dos Conselhos Municipais de Políticas Públicas são de grande valia para o reestabelecimento dos serviços locais.

Para isso, os Conselhos Municipais (Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselhos de Esporte e Juventude, Conselhos de Saúde e Assistência social etc.) têm um grande aliado– o MAPADCA.

O MAPADCA é uma plataforma online, gratuita e de livre acesso, que busca auxiliar os conselhos municipais a diagnosticarem a realidade de seu município e propor políticas públicas mais eficazes. A ferramenta foi desenvolvida pela Oficina de Imagens por meio do Programa Novas Alianças, com parceria do Instituto C&A. Atualmente, 258 municípios de 23 estados já estão cadastrados.

A Plataforma permite que os usuários preencham os formulários com perguntas relacionadas às crianças e adolescentes, podendo gerar relatórios individualizados sobre a situação das políticas municipais e comparar os dados de seus municípios com os indicadores estaduais e nacionais.

Apesar de o principal público da plataforma ser os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, a ferramenta pode e deve ser usada por qualquer pessoa ou instituição, como os Conselhos Municipais de Esporte e da Juventude.

Para a coordenadora do programa de Desenvolvimento Institucional do Instituto C&A, Cristiane Felix “ ao apostar em tecnologias como estas, estamos, antes de tudo, apostando no potencial mobilizador e estratégico dos conselhos de direitos, como espaços importantes para a produção de conhecimento e de politicas orientadas para a criança e o adolescente”.

O Mapa DCA é uma inovação, pois estimula entre os municípios a cultura do diagnóstico, a partir de uma metodologia simples e participativa. A ferramenta é utilizada principalmente pelos municípios menores, fora dos grandes centros urbanos, uma vez que as metrópoles como Belo Horizonte costumam contratar por conta própria empresas de Consultoria.

O município de Capelinha no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais já colhe os frutos da utilização da Plataforma MapaDCA. Através da ferramenta, foi possível diagnosticar a deficiência no setor de esporte e lazer no município e assim, pensar novas intervenções, como a disponibilização de quadras ou praças esportivas.

Na opinião da conselheira municipal de direitos da Criança e do Adolescente de São Luis do Quitunde em Alagoas, Érica Maria Alves da Silva “O MapaDCA é uma ferramenta muito importante, pois você trabalha com outras políticas, com a rede. Quando você pede dados sobre a saúde, esporte, educação você tem um conhecimento sobre os problemas. E quando você gera o relatório (disponibilizados pela Plataforma), você tem um conhecimento ainda maior”.

Interessante não é? Então não perca tempo e conheça a Plataforma MapaDCA!

Basta acessar http://www.mapadca.org, criar uma conta e começar a preencher os formulários.

Agradecemos á Analista de Projeto do Oficina de Imagens, Adriana Mitre, pela colaboração na elaboração desta matéria.

Fontes: http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2013/02/14/interna_tecnologia,350300/mapa-digital-ajuda-conselheiros-da-infancia-e-juventude-a-fazer-diagnostico-sobre-realidade-local.shtml