MapaDCA – Uma ferramenta valiosa para os Conselhos Municipais.

Publicado em 19/02/2013 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

O início de mandato é um momento desafiador para os dirigentes públicos municipais!

Em grande parte dos municípios a transição governamental foi conflituosa, em decorrência dos mais diversos tipos de sabotagem – computadores formatados, desaparecimento de documentos públicos, interrupção de serviços à comunidade…

Os novos gestores se veem perdidos, sem saber por onde começar a implantar as políticas municipais. É especialmente nessas circunstâncias que o auxilio dos Conselhos Municipais de Políticas Públicas são de grande valia para o reestabelecimento dos serviços locais.

Para isso, os Conselhos Municipais (Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselhos de Esporte e Juventude, Conselhos de Saúde e Assistência social etc.) têm um grande aliado– o MAPADCA.

O MAPADCA é uma plataforma online, gratuita e de livre acesso, que busca auxiliar os conselhos municipais a diagnosticarem a realidade de seu município e propor políticas públicas mais eficazes. A ferramenta foi desenvolvida pela Oficina de Imagens por meio do Programa Novas Alianças, com parceria do Instituto C&A. Atualmente, 258 municípios de 23 estados já estão cadastrados.

A Plataforma permite que os usuários preencham os formulários com perguntas relacionadas às crianças e adolescentes, podendo gerar relatórios individualizados sobre a situação das políticas municipais e comparar os dados de seus municípios com os indicadores estaduais e nacionais.

Apesar de o principal público da plataforma ser os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, a ferramenta pode e deve ser usada por qualquer pessoa ou instituição, como os Conselhos Municipais de Esporte e da Juventude.

Para a coordenadora do programa de Desenvolvimento Institucional do Instituto C&A, Cristiane Felix “ ao apostar em tecnologias como estas, estamos, antes de tudo, apostando no potencial mobilizador e estratégico dos conselhos de direitos, como espaços importantes para a produção de conhecimento e de politicas orientadas para a criança e o adolescente”.

O Mapa DCA é uma inovação, pois estimula entre os municípios a cultura do diagnóstico, a partir de uma metodologia simples e participativa. A ferramenta é utilizada principalmente pelos municípios menores, fora dos grandes centros urbanos, uma vez que as metrópoles como Belo Horizonte costumam contratar por conta própria empresas de Consultoria.

O município de Capelinha no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais já colhe os frutos da utilização da Plataforma MapaDCA. Através da ferramenta, foi possível diagnosticar a deficiência no setor de esporte e lazer no município e assim, pensar novas intervenções, como a disponibilização de quadras ou praças esportivas.

 Na opinião da conselheira municipal de direitos da Criança e do Adolescente de São Luis do Quitunde em Alagoas, Érica Maria Alves da Silva “O MapaDCA é uma ferramenta muito importante, pois você trabalha com outras políticas, com a rede. Quando você pede dados sobre a saúde, esporte, educação você tem um conhecimento sobre os problemas. E quando você gera o relatório (disponibilizados pela Plataforma), você tem um conhecimento ainda maior”.

Interessante não é? Então não perca tempo e conheça a Plataforma MapaDCA!

Basta acessar http://www.mapadca.org, criar uma conta e começar a preencher os formulários.

 

 

 
Agradecemos á Analista de Projeto do Oficina de Imagens, Adriana Mitre, pela colaboração na elaboração desta matéria.
 
Fontes: http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2013/02/14/interna_tecnologia,350300/mapa-digital-ajuda-conselheiros-da-infancia-e-juventude-a-fazer-diagnostico-sobre-realidade-local.shtml
Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais