Começam nesta quarta-feira, dia 28 de agosto, os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Os atletas mineiros terão grande destaque nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Com 22 atletas na competição internacional, o estado possui a segunda maior representatividade na delegação brasileira, empatado com o Rio de Janeiro e atrás apenas de São Paulo, que conta com 71 esportistas no evento.
Além de um evento esportivo, os Jogos Paralímpicos oferecem uma oportunidade de visibilidade para o paradesporto, inspirando e motivando indivíduos, contribuindo para mudanças sociais e proporcionando oportunidades profissionais e esportivas mais inclusivas às pessoas com deficiência.
A delegação brasileira subiu ao pódio em quase toda as edições dos Jogos Paralímpicos. E, até os Jogos de Tóquio 2020, o Brasil conquistou 373 medalhas, sendo 109 de ouro, 132 de prata e 132 de bronze.
Nesta edição dos Jogos, o Brasil será representado por 280 atletas, a campanha é formada por 255 esportistas com deficiência, 19 atletas-guia, três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos um timoneiro do remo. Os atletas brasileiros disputarão 20 das 22 modalidades do programa dos Jogos Paralímpicos.
Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 representam um marco histórico na trajetória do paradesporto brasileiro, pois, de acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB): esta será a maior delegação em uma edição do megaevento fora do Brasil, superando os 259 convocados para o Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.
Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o esporte paralímpico, o Programa de Educação Paralímpica do CPB oferece cursos para a formação contínua de profissionais envolvidos com o esporte paralímpico. Além disso, o projeto de Educação Paralímpica abrange cursos com foco escolar, visando a ampliação e formação de profissionais de Educação Física a curto prazo.
Ainda, para capacitar professores de Educação Física, incentivando a discussão e ensino dos esportes para pessoas com deficiência, o Comitê Paralímpico Brasileiro criou o curso à distância “Movimento Paralímpico: Fundamentos Básicos do Esporte”. A formação é dividida em seis módulos e contempla temas como: história e estrutura do esporte paralímpico, estratégias de ensino das modalidades adaptadas às crianças, os tipos de deficiência elegíveis e os aspectos gerais da classificação esportiva.
Comitê Paralímpico Brasileiro. Disponível em: https://cpb.org.br/. Acesso em 21 de agosto de 2024.
Comitê Paralímpico Brasileiro. Disponível em: https://cpb.org.br/educacao-paralimpica/. Acesso em 21 de agosto de 2024.
Comitê Paralímpico Brasileiro. Disponível em: https://cpb.org.br/educacao-paralimpica/curso-ead-movimento-paralimpico/. Acesso em: 21 de agosto de 2024.
Ministério do Esporte. Disponível em: https://www.gov.br/esporte/pt-br/noticias-e-conteudos/esporte/minas-gerais-e-o-segundo-estado-com-mais-atletas-nos-jogos-paralimpicos-de-paris-2024 . Acesso em: 28 de agosto de 2024.