Minas Gerais: Potência no Hóquei Brasileiro

Publicado em 29/04/2013 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

O Hóquei é um esporte no qual duas equipes competem tentado manobrar um disco ou bola com um taco com o objetivo de fazer gols na equipe adversária.

Não se sabe ao certo como o esporte surgiu. Fontes históricas tem referências do esporte no Egito, Grécia e no Império Romano. Na França, o jogo foi chamado de “Crosse” ou às vezes de “Hoquet” que possivelmente fez com que surgisse o Hoquei Britânico. Outros afirmam que o Ice Hockey (Hoquei no gelo), nasceu no Canadá, por volta de 1850, na mesma época em que a modalidade disputada sobre grama chegou a Inglaterra.

Segundo Germano Bueno Rezende, Diretor Esportivo Cultural e Social da Federação Mineira de Hoquei, o esporte é muito divertido, dinâmico e ágil. “Exige do praticante raciocínio rápido, força física e agilidade. Fisiologicamente é um esporte muito completo, trabalha a coordenação motora, disciplina e trabalho em equipe, além de senso estratégico do praticante”, explica.

São diversas as modalidades de Hóquei que variam de acordo com o espaço em que é jogado e o material usado na disputa, podemos citar: Hóquei em linha, jogado em pavilhão com patins em linha e um disco; Hóquei em campo, jogado na relva com uma bola; Hóquei no gelo, jogado no gelo com um pequeno disco de borracha; Hóquei de rua, jogado no cimento com uma bola de borracha e vários outros.

Muitas pessoas só conhecem o Hóquei através de filmes americanos, mas o que pouca gente sabe é que aqui em Minas Gerais há uma importante movimentação em torno deste esporte, especialmente o Hóquei em linha.

O surgimento do Hóquei em linha no Brasil aconteceu no município de Contagem, na região metropolitana de BH. Através do canadense André Lawrence que veio para o país em 1961, a modalidade foi implantada no município pela equipe “Contagem Flames”. Graças à iniciativa do Sr. André, outros jogadores do Hóquei tradicional no Brasil passaram a ser adeptos também da modalidade “em linha”, difundindo a modalidade pelo país.

Atualmente a entidade reguladora do Esporte no Estado é a Federação Mineira de Hóquei-FMH que em menos de 2 anos de existência já reuniu 12 equipes filidadas.

O município de Contagem é uma grande potência no esporte nacional com as equipes “Eldorado Vipers” e “Contagem Flames” que estão respectivamente na categoria elite do esporte e na Categoria 2, de acesso.

O principal centro de treinamento das equipes de Contagem fica no Ginásio Califórnia  localizado na Av. Francisco Firmo de Mattos, 1333 – Jardim Califórnia em Contagem. O centro possui  a única quadra pública de Hóquei do país, com medidas e marcações oficiais.

Neste espaço, a equipe Eldorado Vipers ainda mantém um projeto social com o apoio da Prefeitura de Contagem “mais de 50 crianças e jovens recebem aulas gratuitas do esporte com o objetivo de formar uma categoria de base e novos atletas”, explica Germano Bueno Rezende.

A Federação Mineira de Hóquei também promove no ginásio, eventos de patinação livre para incentivar a prática de esportes sobre patins, todos os sábados às 19 horas.

Entre os atletas destaque no Estado está Pedro Inácio, que joga na posição de defesa na Equipe Eldorado Vipers. Com 18 anos, o atleta é o único jogador em Minas Gerais na Seleção Brasileira de Hockey in line junior e o mais jovem atleta mineiro a chegar na Seleção Brasileira de Hockey in Line.

O Estado de Minas Gerais também é destaque com os atletas Flávio Dinis, da equipe “Eldorado Vipers”, Luiz Koene e Wellington Silva da equipe “ América MG(categoria elite)”, todos convocados para a seleção Brasileira Adulto que disputará ainda este ano, o campeonato mundial na Califórnia nos Estados Unidos.

Pedro Inácio

A agenda para este ano das equipes mineras está movimentada: 3 equipes mineiras irão para São Paulo disputar o campeonato nacional. Contagem sediará em Agosto a Etapa 2 do Campeonato Brasileiro. A Federação ainda está planejando um desafio internacional com seleções do Brasil, Argentina, Chile e Colômbia em outubro.

Para conferir o calendário completo e obter mais informações sobre o esporte em Minas Gerais acesse: http://www.fmhoquei.com.br ou entre em contato através do e-mail: germano.br@gmail.com.

 

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais