Mineiros na Rio 2016: conheça Rubens Donizete, um dos representantes brasileiros do Mountain Bike

Publicado em 04/08/2016 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

(Foto: Fecoci)

Da argamassa e do tijolo, para a bicicleta e terrenos acidentados. Esta é a vida de Rubens Donizete, o Rubinho, de 36 anos, representante brasileiro no Mountain Bike nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. Nascido em São Pedro da União, no sul de Minas, o atleta passou boa parte da infância em Monte Santo de Minas, até passar a treinar em Guaxupé, antes de fixar residência em Poços de Caldas.

Na infância, a melhor amiga de Rubens era a bicicleta. Companheiros inseparáveis. O futuro atleta, na ocasião, passava horas pedalando no sítio onde morava. Mas, em 1996, a diversão passou a ser competição. Donizete conheceu o Mountain Bike e iniciou as aventuras nos relevos acidentados da região. No entanto, o ciclista tinha que conciliar o esporte com o trabalho. Lembra da argamassa e do tijolo que falamos no início? É que Rubens fazia serviços de pedreiro. Sua jornada iria até às 17h, o que impedia o ciclista a participar de competições.

Quatro anos depois, Donizete decidiu abandonar seu emprego, para construir o próprio sonho: ser um atleta profissional. Assim, sua performance foi melhorando ao longo dos tempos, até conseguir seu primeiro patrocínio, em 2001. A partir de então, a meta de Rubens era participar de uma Olimpíada defendendo sua pátria. Passados dois anos, o ciclista conheceu o treinador Cadu Polazzo. Donizete passou por várias barrreiras, derrotas. Superou. Conquistou títulos pelo Brasil afora, até se classificar para os Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007.

O mineiro brilhou em solo carioca, conquistando, surpreendentemente, a medalha de prata, que culminou em sua classificação para os Jogos Olímpicos de Pequim, no ano seguinte. No continente asiático, Rubens foi o melhor brasileiro no Mountain Bike, ficando na 21ª colocação. Atualmente, o ciclista treina pelo AOO/Specialized.

Pelos critérios estabelecidos pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), os dois melhores brasileiros no ranking mundial (2014-2016) têm direito às vagas do país na elite masculina. Assim veio a classificação de veterano Rubens Donizete, que irá disputar sua terceira Olimpíada e tentar conquistar sua primeira medalha. A argamassa, tijolo e marreta, podem ser transformados em Ouro, Prata e Bronze.

Confira a ficha técnica de Rubens Donizete

Nome: Rubens Donizete Valeriano
Data de Nascimento: 14/08/1979
Local de nascimento: São Pedro da União/MG
Peso: 70 kg
Altura: 1,72 m
Clube: AOO/Specialized

Com informações da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e do Globoesporte.com

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Comentários estão fechados

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais