Os Jogos Olímpicos Rio 2016 nem bem começaram e os mineiros já entraram em ação. Tivemos representantes do estado envolvidos nas disputas do tiro com arco, handebol, vôlei, futebol, judô, basquete e no tênis. Confira o resumo dos resultados abaixo.
No sábado (6), Daniel Xavier (BH) representou o Brasil na prova de tiro com arco por equipes, mas foi derrotado nas oitavas-de-final pela China, pelo placar de 6 a 2. Ele ainda entrará em ação nesta terça-feira (9), quando enfrenta o coreano Seungyun Lee, pela competição individual. No mesmo dia, a Seleção Brasileira de Handebol Feminino, que conta com Franciele Gomes da Rocha, nascida em Campo Belo, venceu a Noruega, atual campeã mundial e bicampeã olímpica, por 31 a 28.
No período da tarde foi a vez do voleibol feminino, que aplicou 3 sets 0 sobre Camarões (25/14, 25/21 e 25/13). A formação titular do técnico José Roberto Guimarães contou com três atletas mineiras: Sheilla (BH), Fabiana (BH) e Juciely (João Monlevade), além da líbero Léia, que defende as cores do Minas Tênis Clube. Já na natação, Larissa Oliveira, de Juiz de Fora, fez parte do elenco brasileiro que alcançou o 11º lugar no revezamento 4 x 100m livre feminino. Por último, o futebol feminino fez bonito e goleou a Suécia por 5 a 1, com a participação de Tamires (Caeté), Poliana (Ituiutaba) e Debinha (Brasópolis).
No domingo, o grande destaque do dia ficou por conta do tênis masculino. Marcelo Melo (BH) e Bruno Soares (BH) não deram chances aos adversários, a dupla tailandesa Sanchai e Sonchat Ratiwatana. Em dois sets, um deles sem perder nenhum game, os mineiros venceram e se classificaram para a segunda fase. As parciais foram de 6/0 e 7/6 (7/1). Já André Sá (BH) e seu companheiro de dupla Tomás Bellucci derrotaram os irmãos britânicos Andy Murray e Jamie Murray por 2 sets a 0, com parciais de 7-6 (6) e 7-6 (14).
No judô, Érika Miranda, beneficiária do programa Bolsa-Atleta, da Secretaria de Estado de Esportes, ficou no quase. Na disputa da repescagem, valendo a medalha de bronze, a esportista foi derrotada pela japonesa Misato Nakamura no golden score, uma espécie de prorrogação da modalidade. Ainda nos esportes individuais, Nícolas Oliveira (BH) participou do revezamento 4x100m livre masculino em que o Brasil conquistou o 4º lugar, empatado com a Bélgica, na eliminatória 2.
Nos esportes coletivos, naipe masculino, as disputas foram equilibradas. No basquete, em que Raulzinho (BH) e Cristiano Felício (Pouso Alegre) começaram o jogo no banco de reservas, o Brasil saiu derrotado pela Lituânia por 82 a 76. No voleibol a equipe de Ricardo Lucarelli (Contagem), Maurício Souza (Iturama), além de Willian, do Sada Cruzeiro, venceu o México por 3 sets a 1 (23/25, 25/19, 25/14, 25/18). Última modalidade coletiva do dia, o handebol masculino derrotou a Polônia por 34 a 32, com cinco tentos anotados pelo mineiro Thiagus dos Santos (Juiz de Fora).
Fonte: SEESP