O papel da fisioterapia na prevenção de lesões

Publicado em 27/09/2016 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

(Foto: Divulgação)

A fisioterapia tem ganhado cada vez mais espaço no dia a dia dos atletas amadores. A busca por um estilo de vida saudável e consequente prática frequente de exercícios fez com que muitas pessoas passassem a enxergar a importância desse profissional no tratamento de lesões. Porém, na rotina dos atletas de alta performance este profissional tem uma missão tão importante quanto a recuperação: a prevenção delas.

No time multiprofissional que auxilia atletas profissionais, o papel do fisioterapeuta é minimizar a sobrecarga da exigência física que acontece durante os treinos. Este processo se dá com um acompanhamento contínuo, que visa um melhor equilíbrio muscular, inclusive, através do trabalho de grupos musculares que são menos exigidos durante a prática esportiva, conforme explica o fisioterapeuta especializado em esportes, André Nogueira Ferraz.

“Sabemos, por meio de muitos estudos, que o fortalecimento da musculatura da cintura escapular [músculos das costas] previne problemas nos ombros, que o fortalecimento dos músculos profundos do abdômen previne problema nas costas e que o fortalecimento da musculatura dos glúteos previne problemas nos membros inferiores”.

Ainda assim, o profissional alerta que o atleta não está totalmente livre de lesões. O nadador César Cielo, por exemplo, abandonou o último mundial após um treinamento intenso, que ocasionou uma lesão nos ombros. Desta forma, um bom planejamento e uma equipe bem informada por trás de cada grande atleta é o caminho para evitar, ao máximo, experiências como essa.

“O esporte de alto rendimento não é saudável e as cargas impostas de forma abusivas podem prejudicar, ao invés de melhorar os resultados. A prevenção dos músculos chaves é um bom caminho para evitar maiores problemas antes dos jogos olímpicos”, finaliza o fisioterapeuta.

Fonte: Esporte Alternativo

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Comentários estão fechados

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais