Começam hoje (1ª/7) e vão até o dia 16 as inscrições para ao curso Paradesporto na Escola, nova formação oferecida pela Escola Virtual do Observatório do Esporte, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). O curso é gratuito e busca preparar e auxiliar professores de educação física no processo de inclusão de estudantes com deficiência nas aulas ou prática de modalidades paradesportivas.
A capacitação é destinada aos profissionais licenciados ou bacharéis das escolas públicas e privadas no Estado e será realizada em três módulos. Serão abordados temas como a história do paradesporto, discutindo sua importância e as barreiras para inclusão das pessoas com deficiência, inclusive no ambiente escolar, além de educação física escolar inclusiva, o papel tanto dos professores quanto da família no processo de inclusão dos alunos e as alternativas e exemplos de como os estudantes com deficiência podem participar das aulas e competições esportivas como os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) e o Programa Geração Esporte.
A formação oferecida pelo Observatório, em parceria com a Diretoria de Incentivo ao Esporte de Participação e Rendimento (Diepr) e a Diretoria de Incentivo ao Desporto Educacional (Dide) da Subsecretaria de Esportes, conta ainda com a colaboração de professores de educação física da educação básica de Minas Gerais, que relatam experiências com a educação inclusiva, participação no Jemg e reforçam a relevância e benefícios da Educação Física Inclusiva.
Além disso, professores vão ensinar os participantes a fazerem materiais a partir de recursos recicláveis para treino dos alunos com deficiência, o que pode auxiliar os profissionais da educação a tornarem as aulas mais interativas e sustentáveis.
O curso é realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola Virtual do Observatório do Esporte (EVOE), na plataforma Moodle via internet e a distância.
Como a capacitação é autoinstrucional, ou seja, não conta com um tutor, o cursista deve acessar os conteúdos de acordo com seu ritmo e disponibilidade de tempo. Contudo, o curso contará com fórum de interação, em que o participante poderá fazer perguntas, que serão respondidas pela equipe técnica, além do fórum de ajuda Moodle, caso tenha problemas com a plataforma.
O cursista terá três meses para a realização da capacitação, com conteúdo disponível entre os dias 1º de julho e 31 de outubro de 2021, conforme cronograma de liberação dos módulos abaixo:
• Apresentação: 1º de julho
• Módulo I: 19 de julho
• Módulo II: 16 de agosto
• Módulo III: 13 de setembro
• Encerramento: 11 de outubro
O Certificado de Conclusão do curso Paradesporto na Escola é de 20 horas. Ele só será concedido para os cursistas que obtiverem um aproveitamento mínimo de 60% no conjunto de todas as atividades.
Mais informações, acesse o site do Observatório do Esporte de Minas Gerais ou mande um e-mail para observatoriodoesporte@social.mg.gov.br. Confira abaixo todo o conteúdo programático.
MÓDULO I – HISTÓRIA DO PARADESPORTO
• A história do esporte para pessoas com deficiência, tanto no contexto brasileiro quanto no mundial;
• O paradesporto no contexto escolar e a legislação que o rege;
• Paralimpíadas Escolares e Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg).
MÓDULO II – EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR INCLUSIVA
• Diretrizes curriculares para a Educação Física Inclusiva;
• A Educação Física Adaptada como uma ferramenta de inclusão para os alunos com deficiência dentro do espaço escolar;
• Barreiras para a promoção da educação física inclusiva no contexto da sala de aula;
• O papel do professor da educação básica para com outros atores escolares para a efetividade da inclusão dos alunos com deficiência;
• Conceito de deficiência e os tipos de deficiência existentes;
• Análise de situações pressupostas relacionadas com a inclusão de alunos com deficiência por meio da Educação Física Inclusiva;
• Diretrizes para construção de um plano de aula que dialogue com as propostas da Educação Física Inclusiva.
MÓDULO III – PARADESPORTO E SUAS POSSIBILIDADES
• Contextualização sobre os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) e as Paralimpíadas Escolares (PE);
• Como se dá e quais os processos envolvidos na elegibilidade de alunos com deficiência para participação nos Jogos Escolares de Minas Gerais;
• Classificação funcional de atletas no Jemg;
• Atividades de treinamento relacionadas às modalidades paradesportivas do Jemg;
• Relatos de profissionais que interagiram com a Educação Física Inclusiva no contexto do paradesporto.
Para conhecer outras ações do Observatório do Esporte de Minas Gerais acesse o site.