A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes (Subesp), em parceria com o Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vêm, desde o mês de maio de 2021, organizando uma série de eventos online de apresentação e capacitação para o preenchimento do cadastro da pesquisa intitulada “Gestão do esporte nos estados e municípios (GEEM)”, que pretende viabilizar o desenvolvimento de uma base de dados, a nível nacional, mapeando a realidade esportiva no país de forma a potencializar as ações dos diferentes entes federados, melhorando o nível de informação e possibilitando articulações futuras na área esportiva. O público alvo desses eventos foram, principalmente, os (as) gestores (as) municipais de esporte de Minas Gerais.

O primeiro Seminário, realizado no dia 12/05 pelo Observatório do Esporte e IPIE, foi acompanhado por mais de 700 pessoas ao vivo. Nas três semanas subsequentes, foram realizadas quatro capacitações, nos dias 19/5, 26/5 e 2/6 e 16/06, por meio da plataforma Zoom, que encontram-se disponíveis no Canal do Youtube da Sedese. Nesses encontros foi feita a apresentação das seis abas do questionário e sanadas as dúvidas dos (as) gestores (as) sobre as questões que constituem cada uma delas (Dados da Entidade, Governança, Recursos Humanos, Da política para o esporte, Instalações e Cultura Esportiva).
Sobre a atuação de Minas Gerais no projeto, a professora Natasha Lise, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva, destaca que “a participação das cidades mineiras tem sido de um engajamento admirável!”. Em seu depoimento a professora também realizou um breve feedback: “Em menos de um mês, foram 414 municípios já cadastrados com login e senha – destes, 269 já iniciaram o preenchimento. Esse número vem aumentando dia após dia, em um curto período de tempo. Muita satisfação na parceria com Minas Gerais, sobretudo pela organização e comprometimento com o esporte“, destacou.
Após a entrada de Minas Gerais, o projeto alcançou a importante marca de 1.018 municípios cadastrados, sendo 40,67% mineiros . Acesse aqui o Power BI com as informações dos municípios já cadastrados.

Já a Diretora de Coordenação Regional da Sedese, Fabiana de Andrade Silva, ressalta a importância da ferramenta para o desenvolvimento das políticas esportivas no estado: “Ao olhar para a política do esporte nos territórios percebemos que, por vezes, os gestores municipais carecem de instrumentos que sirvam de diretriz para implementação de suas ações. A equipe da Diretoria de Coordenação Regional, assim como das Diretorias Regionais, tem a satisfação em colaborar com a aplicação da pesquisa e fazer parte desse levantamento de dados que certamente servirá de fomento para a análise de informações que culminará em políticas públicas mais assertivas“.
Segundo a analista do Observatório do Esporte, Luiza Cupertino “além de gerar dados inéditos que poderão subsidiar o desenvolvimento de políticas de esporte e lazer para todos os municípios e estados brasileiros, o questionário possui uma questão específica de Minas Gerais“. Segundo a analista “trata-se de uma questão que investiga a participação dos municípios mineiros nos projetos e ações da Subesp. A análise desses dados poderá contribuir com o aprimoramento do processo de implementação dessas políticas”, explicou.
A Diretora Regional de Poços de Caldas, Gabriela Teixeira Neto, também contou sobre sua experiência e percepção enquanto atuante na mobilização dos municípios: “O projeto GEEM auxiliou a Regional no contato mais direto e efetivo com os gestores de esporte dos municípios de nossa abrangência que, prontamente (em sua maioria), deram retorno positivo tanto ao contato com a regional como em relação à participação deste e de demais eventos da Subesp e parceiros”, comentou.
Além de contribuir para o desenvolvimento de dados sobre as políticas esportivas no estado e no país, o GEEM também têm sido catalisador de uma maior aproximação das diretorias regionais com a pasta do esporte. “Acredito que é a partir de ações conjuntas que fortalecemos a rede e auxiliamos os municípios a ofertarem com maior efetividade os serviços das políticas públicas”, enfatizou Gabriela.
O gestor municipal, Bruno Leite, em um vídeo enviado ao Observatório, destaca os benefícios do preenchimento do cadastro para a gestão municipal de esporte:

“Ficamos muito felizes pela plataforma, a capacitação tornou fácil o preenchimento e nos alertou que são dados que temos aqui, temos conhecimento, mas não tínhamos colocado eles ainda numa forma sistêmica. A gente tem numa forma bem superficial e bem, digamos, informal. Agora acabou ficando de um jeito formal, que ficou muito bacana e vai nos ajudar muito. Já tem nos ajudado”.
O acordo entre a Subesp e o IPIE para a implementação do GEEM em Minas Gerais iniciou-se em dezembro de 2019 e um termo de cooperação técnica foi firmado em 2021, entre a Sedese e a UFPR para a implementação da ferramenta no estado. O Observatório do Esporte tem um papel importante de fomentar as políticas esportivas mineiras, com base em dados, pesquisas e informações.
CRONOGRAMA
Os próximos passos agora são o monitoramento do preenchimento do cadastro pelos (as) gestores (as), além da continuidade na mobilização, até 31/08, para que os demais municípios também tenham acesso à ferramenta.

Outras informações podem ser solicitadas via e mail, observatoriodoesporte@social.mg.gov.br
Conheça o Observatório do Esporte: https://observatoriodoesporte.mg.gov.br/
Conheça o IPIE: http://www.inteligenciaesportiva.ufpr.br/site/