O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) lança a Academia Brasileira de Treinadores (ABT), uma iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), órgão do COB voltado à Educação.
A ABT tem o objetivo de complementar, por meio de atividades de cunho educacional de qualidade, a formação profissional de treinadores, na dimensão do esporte de alto rendimento, e, desse modo, contribuir de forma relevante para a conquista de resultados positivos no esporte olímpico. A evolução do esporte de alto rendimento criou, para o treinador, novas exigências em termos de formação, aperfeiçoamento, especialização e familiaridade com tecnologia e pesquisa.
A ABT desenvolve suas atividades por meio do Curso de Esporte de Alto Rendimento, dividido em duas áreas de concentração: Desenvolvimento Esportivo e Aperfeiçoamento Esportivo, com um total de 750 horas, distribuídas em, aproximadamente, dois anos.
Para ingressar na ABT, os treinadores terão que passar por um processo seletivo, e os aprovados serão contemplados com bolsas de estudos do COB.
As modalidades esportivas olímpicas a serem atendidas na 1ª turma da ABT, que se inicia em outubro de 2012, serão: ATLETISMO, GINÁSTICA ARTÍSTICA e NATAÇÃO.
Todos os critérios de elegibilidade para ingresso na ABT, além das normas que regem o processo de seleção, estão no Edital, também disponível no site do COB.