Prêmio Jovem Cientista – Inovação Tecnológica nos Esportes!

Publicado em 20/08/2012 por

O Prêmio Jovem Cientista tem como objetivo estimular novos talentos na ciência, investindo em estudantes e pesquisadores que buscam soluções para os desafios da realidade brasileira. É considerado pela comunidade acadêmica como um dos mais importantes reconhecimentos ao pesquisador brasileiro.

O CNPq, a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a GE escolheram Inovação Tecnológica nos Esportes como tema do XXVI Prêmio Jovem Cientista.

O esporte é uma atividade de crescente interesse para a sociedade e um campo propício para a inovação tecnológica. Essa via de mão dupla é ainda mais atraente diante dos grandes eventos que ocorrerão no Brasil nos próximos anos como a Copa do Mundo, os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos e muitos outros eventos preparatórios. A demanda por resultados no esporte competitivo propicia o desenvolvimento de conhecimentos e tecnologias que podem beneficiar a população como um todo: atletas e não atletas. A área de ciência e tecnologia brasileira está sendo chamada a participar desta grande mobilização, alinhada com as novas prioridades governamentais de incentivo à inovação tecnológica.

Antes e depois dos grandes eventos esportivos, estaremos mais aptos a preparar nossos atletas? Seremos mais capazes de gerenciar grandes eventos e estádios ou teremos apreendido novas estratégias de marketing? Novas tecnologias da informação e comunicação aplicáveis ao esporte terão sido propostas e testadas? Teremos, até lá, formulado e implementado um modelo integrado de desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação nos esportes? Teremos desenvolvido no País alguma metodologia, tecnologia ou produto capaz de treinar melhor, ensinar melhor, avaliar melhor, alimentar melhor ou recuperar melhor um atleta olímpico ou paralímpico?

E o cidadão, a pessoa com deficiência, as crianças, as donas de casa, os sedentários e os idosos estarão mais motivados a praticar o esporte ou a atividade física? E saberão como fazê-lo de maneira cientificamente fundamentada? Teremos avançado no conhecimento de como o esporte pode beneficiar (ou prejudicar, eventualmente) nossa saúde ou bem-estar? Entenderemos com mais profundidade o impacto dos grandes eventos sobre as cidades, a economia ou o meio ambiente?

A pesquisa brasileira, nas diferentes áreas do conhecimento, e notadamente naquelas com interface com o esporte, está sendo desafiada a dar respostas a essas perguntas e a outras associadas ao tema. Muitas, certamente, já foram formuladas e respondidas em nossas universidades e centros de pesquisa. Queremos conhecê-las e divulgá-las!

Linhas de Pesquisa

Estudante do Ensino Médio

• Educação e cidadania nos esportes;
• Cuidados com a saúde e nutrição nos esportes;
• Aplicação e desenvolvimento de materiais esportivos;
• Gestão e instalação de infraestruturas esportivas;
• Tecnologia da informação para os esportes.

Os estudantes do ensino médio devem produzir um trabalho sucinto, contendo:

1. Introdução – com a apresentação das ideias e hipóteses da pesquisa e a importância do assunto escolhido;
2. Desenvolvimento – explicando como foi feita a pesquisa e analisando as informações levantadas; e
3. Conclusão – com a apresentação dos resultados obtidos.

Graduado e Estudante do Ensino Superior

• Gestão esportiva empreendedora e inovadora;
• Gestão e desenvolvimento de ferramentas em marketing do esporte;
• Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas ao Esporte, tais como: tecnologias de jogos digitais; internet; softwares, comunicação digital multiuso de alta velocidade , etc.;
• Gestão de instalações e equipamentos esportivos e desenvolvimento de ferramentas essenciais para a sustentabilidade dos espaços esportivos;
• Materiais sustentáveis, eficientes e duráveis para a infraestrutura e edificações esportivas;
• Tecnologias têxteis com a geração de “tecidos inteligentes” aplicados aos esportes;
• Produtos inovadores em tecnologia e design de vestuários esportivos;
• Inovações em nutrição de atletas e desportistas, tais como: novos métodos de avaliação física e a manipulação dietética para obter maior rendimento; inovações em relação a suplementos nutricionais;
• Recursos tecnológicos para diagnóstico, tratamento e reabilitação de lesões esportivas em atletas de alto desempenho;
• Relações dos megaeventos esportivos com a educação, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Os graduados e estudantes do ensino superior devem seguir as orientações de produção de pesquisa de acordo com o estabelecido no regulamento.

Premiação!

Categoria Estudante do Ensino Médio:
1º lugar, 2º lugar e 3º lugar: Laptops Macbook Pro, e bolsas de iniciação científica do CNPq

Categoria Estudante do Ensino Superior:
1º lugar – R$ 15.000,00 (quinze mil reais)
2º lugar – R$ 12.000,00 (doze mil reais)
3º lugar – R$ 10.000,00 (dez mil reais) e bolsas de Iniciação Científica ou Mestrado

Categoria Graduado:
1º lugar – R$ 30.000,00 (trinta mil reais)
2º lugar – R$ 20.000,00 (vinte mil reais)
3º lugar – R$ 15.000,00 (quinze mil reais) e bolsas de Mestrado, Doutorado ou Pós-Doutorado

Categoria Mérito Institucional:
1º lugar – R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais) – Instituição de Ensino Superior
1º lugar – R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais) – Instituição de Ensino Médio

As inscrições vão até o dia 31/08/2012! Veja o regulamento do Prêmio!

Para acessar outras informações sobre o Prêmio Jovem Cientista, clique aqui.

Faça sua inscrição!