O que movimenta o estado mineiro em negócios esportivos não é somente a bola de couro nem de borracha. São diversos agentes esportivos, e considerem os líderes, os treinadores, os próprios atletas, os proponentes dos projetos em pequenos e médios municípios e todos envolvidos pela paixão no projeto ou ação na comunidade.
Quando falamos aqui em parcerias, apoios e patrocínios, o componente principal é a marca, o produto, o consumo e isso não pode espantar ninguém. É uma necessidade da outra parte. Uma boa negociação é a ganha-ganha. O projeto precisa do patrocínio e a empresa precisa de mais clientes.
Ricardo Soares de Carvalho organizador do Bike Cana, menciona bem este assunto dizendo que “a energia do evento é sentida por todos envolvidos, nas cidades em que passamos a comunidade faz questão de nos recepcionar com palmas e motivar os ciclistas para a pedalada. E essa energia é que motiva também os nossos apoiadores. Seja pela paixão dos proprietários e funcionários pelo ciclismo, seja pela empatia com o evento ou mesmo motivado por amigos e familiares que praticam o esporte, o auxilio ao evento vem de diversas empresas que fornecem alimentação, patrocínio de camisas, serviços como mecânicos, combustível para os carros de apoio e brindes aos participantes. A melhor parte dessa historia é que temos patrocinadores apaixonados, que encontraram no Bike Cana uma família.”
Ao contrário das bolas feitas para queimar a grama, receber cortadas violentas ou quicar nas quadras, essa esfera verde ganha corpo a cada giro e leva junto as outras modalidades esportivas. Cresce de forma surpreende até os especialistas do setor, com os potenciais de crescimento nestes anos de 2012 e 2013.
Sabemos o quanto o esporte influencia a vida das pessoas. Para o Brasil, que tem passado de crises, o esporte é um dos fatores que consegue trazer alegrias para o povo, justamente pelas emoções que ele proporciona. Nem sempre é fácil convencer das vantagens de investimento no esporte. Como o tipo de comunicação é relativamente nova, as pessoas ficam inseguras do potencial esportivo como promoção de suas marcas. Mas o esporte é sim, sem dúvida, um dos melhores meios de se ganhar espaço diante consumidores. E o líder esportivo ou proponente do projeto deve levar com paixão às empresas e mostrar que os esforços para estampar suas marcas nos times e em atletas será valioso pois com isso seu nome estará veiculado aos mesmos, e toda história de sucesso que por acaso aconteça será transferida também para a marca deste patrocinador.
Um dos autores de marketing diz que “O Marketing Esportivo cai como uma “luva”, pois é o momento em que se pode atingir o espectador (consumidor) em seu momento de lazer, quando está aberto à mensagem da empresa e seus produtos e que além das vendas, a estratégia de associar a empresa ao esporte gera rejuvenescimento da marca, devido à força que o esporte possui entre os jovens. O fato de inserir uma marca na camisa de uma equipe cria uma relação de cumplicidade da empresa com a performance esportiva, recebendo toda a credibilidade obtida pelos atletas” Afif (2000).
E ainda sobre a Bike Cana que ocorrerá neste semestre na Zona da Mata de Minas, o evento ciclo-turístico acontece com o apoio de cerca de 20 empresas e instituições. “O Circuito Turístico Nascente do Rio Doce nos auxiliam na parte logística do evento, dando suporte no contato com os participantes e apoiadores, além de cuidar das questões administrativas. Os órgãos públicos, como as prefeituras municipais, são fundamentais para cuidar da segurança dos participantes. É a iniciativa pública que proporciona a segurança nas vias urbanas, fornece profissionais da saúde para acompanhar o evento e prestar os auxílios necessários. Essa parceria é percebida pelos participantes que se sentem bem cuidados em todas as cidades que visitamos ea empolgação do grupo motiva os moradores locais na pratica desse esporte”, reforça Ricardo Soares. Um passeio ciclístico que atrái participantes de todo país e motiva a integração de gerações na prática de ações benéficas ao corpo e a mente (para conhecer a história deste evento clique aqui).
AFIF, Antônio. A Bola da Vez – o marketing esportivo como estratégia de sucesso. São Paulo. Editora Infinito, 2000.
BIKE CANA: http://www.bikecana.com.br/site/
CICLOMINAS: http://ciclominas.esportes.mg.gov.br/
Imagens: Ricardo Soares de Carvalho by Bike Cana