A operação da Copa do Mundo foi tema da última reunião realizada pelo Ministério do Esporte, da série que envolve rodada pelas seis cidades-sede da Copa das Confederações de 2013, entre representantes do Estado e do município, nesta quarta-feira (02/04), em hotel de Belo Horizonte. A agenda incluiu grupos de discussão de diversas áreas, como mobilidade urbana, segurança, saúde e vigilância sanitária, telecomunicações, energia, meio ambiente, cultura, aeroportos, acomodações e receptivo turístico. Participaram da abertura do encontro o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o secretário de Estado de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda, o secretário municipal extraordinário para a Copa do Mundo, Camillo Fraga, o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, e o CEO do Comitê Organizador Local, Ricardo Trade.
O secretário Tiago Lacerda reforçou a importância de Belo Horizonte ter sediado a Copa das Confederações, o que, segundo ele, serviu como exercício fundamental para o planejamento feito para o Mundial. “Foi determinante ter vivido essa experiência em 2013. Nesta reta final, a reunião é importante para refinar fluxo de ações, consolidar planos de ação, ampliando canais para que todas as partes se comuniquem de forma coordenada”, explicou o secretário.
O ministro Aldo Rebelo não poupou elogios ao trabalho em conjunto do Estado e da capital. “Belo Horizonte e Minas já estão adiantados na construção de legados para a população. Estive aqui em 2011 para a inauguração do viaduto José Alencar, no cruzamento das avenidas Antônio Carlos e Abraão Caram, e hoje já vimos o BRT em operação. Tudo isso nos dá segurança e tranquilidade de que a Copa do Mundo aqui será um êxito”, afirmou o ministro.
Desde março, três linhas do BRT já circulam pelo corredor Cristiano Machado, a partir da Estação São Gabriel, transportando cerca de 30 mil passageiros em cada dia útil. Com a operação completa, incluindo a avenida Antônio Carlos, serão 700 mil beneficiados. “Esse novo sistema de transporte será um importante aliado do plano de mobilidade de Belo Horizonte para a Copa do Mundo e um legado para a população. O uso do transporte público será priorizado, como na Copa das Confederações, que foi uma ótima experiência para subsidiar o planejamento para o Mundial. No período que antecede os jogos, é fundamental conhecermos todos os aspectos que envolvem a competição, como a mobilidade, e repassarmos as ações necessárias para a operação”, explicou Camillo Fraga.
Preparação em outras áreas
Minas Gerais se destaca, ainda, na preparação de suas forças de segurança e saúde para a realização da Copa do Mundo da Fifa 2014. Em 2013, foi o primeiro estado a inaugurar o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), estrutura com 25 instituições de segurança que desempenhou um papel fundamental durante a Copa das Confederações, auxiliando no monitoramento das manifestações e chegada das delegações e autoridades.
Minas também tem investido na qualificação dos profissionais que atuam no Grupo Interinstitucional de Proteção Pública, sendo pioneiro na realização de simulados de Defesa Química, Biológica, Radiológica, Nuclear e Explosiva (DQBRNE). Ao todo, 6.572 capacitações na área de segurança já foram realizadas no estado, incluindo diversos módulos como Gerenciamento de Crises, Análise do Terrorismo e Operações de Inteligência de Segurança Pública.
Vistas aos CTs e novas agendas
A programação do ministro Aldo Rebelo em Belo Horizonte contou, ainda, com visitas aos centros de treinamento (CT) do Atlético, que será a base da seleção Argentina durante a Copa, e do Cruzeiro, que receberá a seleção do Chile. As próximas reuniões dos planos operacionais do Ministério do Esporte serão no Rio de Janeiro (03/04), em Fortaleza (08/04), Recife (09/04) e Salvador (10/04). Uma nova rodada de encontros nas capitais que não sediaram a Copa das Confederações ocorrerá em abril e maio.
Fonte: Agência Minas