Desde 1994, o Superar é um programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Belo Horizonte que elabora, coordena e executa, juntamente com entidades e escolas, políticas públicas destinadas às pessoas com deficiência. A iniciativa visa, também, a reflexão sobre a pessoa com deficiência e sua relação com essas atividades, garantindo a sua inclusão e respeitando seu potencial e seus limites.
O programa oferece atendimento direto e permanente no Centro de Referência Esportiva para a Pessoa Portadora de Deficiência (CRE-PPD), que dispõe de um ginásio poliesportivo coberto, uma piscina semi-olímpica aquecida, uma piscina infantil, um amplo salão multiuso, banheiros, vestiários, cozinha, despensa e ambulatório médico. Todo esse espaço foi adaptado para facilitar o acesso dos portadores de deficiência, com rampas e elevador especial para pessoas com grave comprometimento motor.
Atualmente, o CRE-PPD oferece aos seus 650 alunos as seguintes modalidades esportivas: natação, futsal, basquetebol, basquetebol em cadeira de rodas, patinação, judô, tênis de mesa, bocha paraolímpica, rugby em cadeira de rodas, goal ball, musculação, hidroginástica, dança e esgrima em cadeira de rodas.
Na última segunda-feira (29/05), a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo realizou uma audiência pública na sede do CRE-PPD, para discutir a possibilidade de ampliação das ações do projeto.
Mais informações sobre o projeto:
CRE-PPD – Centro de Referência Esportiva para Pessoa Portadora de Deficiência:
Av. Nossa Senhora de Fátima 2.283 – Bairro Carlos Prates.
Tel.: (31) 32 77-45 46.
e-mail: superar@pbh.gov.br
Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte e Associação Mineira de Desporto para Amputados