Representantes do Reino Unido visitam Belo Horizonte neste final de semana.

Publicado em 31/08/2015 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Minas Gerais será a casa do Reino Unido durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. Integrando as ações de aproximação entre os dois entes, o cônsul do Reino Unido, Thomas Nemes, e o chefe-executivo da Associação Olímpica Britânica, Bill Sweeney (foto) estiveram em Belo Horizonte neste final de semana para conhecer mais a cidade e seus atrativos.

Juntos, eles visitaram no domingo (30/08) o Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC), que pela primeira vez acontece em solo mineiro. Realizado na Lagoa dos Ingleses, o evento, que se iniciou neste sábado (29/08), homenageou a Inglaterra e buscou estreitar laços de relacionamento com comunidades inglesas presentes na região de Nova Lima, berço dos primeiros imigrantes britânicos em Minas Gerais.

Após a participação no Festival, Nemes e Sweeney, acompanhados do secretário de Estado de Esportes e coordenador do Núcleo de Articulação Minas 2016, Carlos Henrique, visitaram o Mineirão e assistiram ao jogo entre Cruzeiro e Santos, válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. O objetivo da visita foi conhecer melhor a infraestrutura esportiva da qual o estado dispõe.

Delegação paralímpica. No dia 07 de setembro, desembarcam em Belo Horizonte sete equipes paralímpicas do Reino Unido para treinamentos e aclimatação visando os Jogos Paralímpicos do próximo ano. Além de se prepararem na Toca da Raposa I e no Minas Tênis Clube, os atletas participarão de ações de legado promovidos pelo Governo de Minas Gerais e pela Prefeitura de Belo Horizonte.

Recentemente estiveram na capital mineira as delegações de maratonas aquáticas, atletismo paralímpico e canoagem, também como parte da preparação para os Jogos Rio 2016.

Acordo. Minas Gerais foi o primeiro estado do Brasil a assinar protocolo de intenções com um comitê olímpico estrangeiro para ser local de preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Em outubro de 2013, o Governo de Minas assinou, no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, protocolo de intenções com a British Olympic Association (BOA) – Associação Olímpica Britânica –, para que delegações de diversas modalidades olímpicas da Grã-Bretanha possam se preparar em Minas Gerais para os jogos em 2016. “Queremos conhecer de perto os projetos do Reino Unido para aproximar a nossa população do esporte, algo que o Reino Unido já conquistou”, informa Carlos Henrique, secretário de Estado de Esportes e coordenador do Núcleo de Articulação Minas 2016. O objetivo do secretário é trazer para Minas Gerais comitês e delegações representantes de 10 nações. “Estamos na expectativa da oficialização da permanência do Comitê Olímpico da Bélgica e já atraímos quatro países para se prepararem em cidades do estado: Reino Unido, em Belo Horizonte; China e Canadá, em Juiz de fora; e Irlanda, em Uberlândia. Lembrando que a Delegação Brasileira de Canoagem treina em Lagoa Santa”. A meta é baseada em nações porque são captados tanto os comitês, que são os conjuntos de delegações e reúnem atletas de várias modalidades, quanto as delegações que representam um ou dois segmentos esportivos.

O protocolo de intenções prevê a formação de um grupo de trabalho entre o Governo de Minas, a Prefeitura de Belo Horizonte e os Centros de Treinamento selecionados para prestar assessoria ao Comitê Olímpico Britânico enquanto estiverem em Minas Gerais. A escolha das instalações esportivas do Minas Tênis Clube, do Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Clube Mineiro de Caçadores (CMC) de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), como locais de preparação dos atletas britânicos foi fruto de uma série de negociações.

Secretaria de Estado de Esportes (SEESP)

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Comentários estão fechados

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais