Aproveite o tempo para mostrar ao seu filho como você se divertia quando era pequeno
Amarelinha, estátua, bolinha de gude, passa anel, adoleta… talvez o seu filho nunca tenha ouvido falar destas brincadeiras, mas você, com certeza, guarda boas lembranças dos passatempos que marcaram sua infância.
Que tal aproveitar o Dia da Criança para fazer o seu filho descobrir como você se divertia quando era pequeno? Além de ensinar brincadeiras “novas”, você mostrará que para brincar não é preciso gastar dinheiro: boa companhia e uma dose de criatividade são mais do que suficientes.
Relembre como é cada uma das brincadeiras e divirta-se.
AMARELINHA
O nome vem do francês marelle que, pela adaptação popular, foi associada à brincadeira. Sapata, pula-macaco ou maré: são vários os apelidos da amarelinha nas regiões do Brasil.
Para brincar, é preciso desenhar no chão um caminho dividido em casas numeradas, com o céu no topo. Após jogar uma pedrinha em uma delas, na qual não se pode pisar, a criança pula em um pé só até o fim do trajeto. Depois, volta, agacha, pega a pedrinha e recomeça. Atira a pedrinha em outra casa, e assim sucessivamente, até passar por todos os números. O jogador não pode cair, “queimar” os traçados com o pé e nem atirar a pedrinha no risco. Quando isso acontece, ele perde a vez. O vencedor é quem completa o percurso primeiro.
ESTÁTUA
Uma das crianças, escolhida para ser o líder, coloca uma música. Enquanto o som toca, os participantes dançam, mas quando o líder diz “estátua”, a canção para e os jogadores “congelam”. Enquanto o líder faz piadas e caretas, eles devem ficar na mesma pose, sem se mexer. Quem se movimenta, sai da brincadeira. Mas não vale o líder fazer cócegas!
O vencedor é aquele que se mantiver por mais tempo como “estátua”.
BOLINHA DE GUDE
A brincadeira é sempre retratada nos gibis da Turma da Mônica e talvez seja familiar ao seu filho.
Para brincar, desenha-se um círculo no chão, onde as bolinhas redondas e de vidro devem entrar. Com um impulso do polegar, a criança joga a bolita no local. Os outros participantes devem mirá-la e, se conseguirem acertar e retirá-la do círculo, conquistam-na. Quem erra, passa a vez.
O vencedor é aquele que conseguir ganhar o maior número de bolinhas dos concorrentes.
ADOLETA
Muitas são as brincadeiras infantis que envolvem mãos, canções, movimentos e objetos. O “A-do-le-tá, le-pe-ti pe-ti-pe-tá, le café com chocolá. A-do-le-tá…” é uma das mais conhecidas. Começa-se batendo palmas e fazendo os gestos bem devagar. A velocidade dos movimentos vai aumentando conforme o bom desempenho dos participantes. Quem erra sai da brincadeira.
PASSA ANEL
Já no passa anel, uma das crianças esconde o objeto entre as palmas e passa as mãos entre as dos participantes. Depois, mostra que as mãos estão vazias e pergunta a um dos amiguinhos: “o anel está com quem?”. Se ele acertar, será o próximo a passar. Se não, quem recebeu o objeto é quem o passará.
Além dessas brincadeiras, resgate outras da sua infância como as cantigas de roda e as cinco marias. Empine pipa e pule corda com seu filho. Agilidade e velocidade são requisitos nesses passatempos, o que ajudará a criança a desenvolver a coordenação motora. O entretenimento ajuda as crianças a crescerem saudáveis e felizes.
Fonte: Federação Unimed Minas, Departamento de Artes e Desing da PUC Rio de Janeiro, Portal M de Mulher, Portal Ig, Brasil Escola.