A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio do Observatório do Esporte – vinculado à Subsecretaria de Esportes (Subesp) – realizou, na última quarta-feira (7/4), um seminário de alinhamento e integração entre as diretorias regionais da Sedese e a Subesp. O evento foi realizado em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE). O objetivo do seminário foi apresentar aos municípios a pesquisa Gestão do Esporte nos Estados e Municípios (GEEM), desenvolvida pelo IPIE em parceria com o Ministério da Cidadania.
A Subesp, por meio de um Termo de Cooperação Técnica, firmou parceria com o instituto em 2020, para colaborar no desenvolvimento da pesquisa, que tem por objetivo realizar o levantamento dos aspectos quantitativos e qualitativos do esporte promovido e desenvolvido pelas secretarias estaduais e municipais. Dessa forma, a iniciativa vai permitir a estruturação de uma base de dados sobre as políticas esportivas do país, de modo a produzir informações que possam ser utilizadas pelos gestores na elaboração, implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas para o esporte nos estados e municípios.
Durante o seminário, os pesquisadores do IPIE apresentaram aos participantes detalhes do estudo, e demonstraram o funcionamento do Cadastro da Pesquisa e da ferramenta Power BI, uma plataforma que visa facilitar a visualização dos dados gerados pelo preenchimento do cadastro. Além de Minas Gerais, oito estados brasileiros já são parceiros da GEEM, e outros sete estão no processo de negociação.
O Seminário contou com a presença do Subsecretário de Esportes de Minas Gerais, José Francisco Filho; da Diretora de Coordenação Regional, Fabiana de Andrade Silva; do Diretor de Fomento e Organização de Políticas Esportivas, Bráulio Humberto da Silva; e da Coordenadora do Observatório do Esporte, Ana Paula de Jesus. Também participaram o Coordenador do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE), Fernando Mezzadri e a Pesquisadora do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva, Natasha Lise.
O seminário também contou com espaço para debate e tira-dúvidas, onde gestores e pesquisadores puderam explorar mais a ferramenta, norteando os próximos passos a serem adotados pela equipe do Observatório do Esporte e pelas Regionais. No próximo mês, está prevista a realização de um evento para os gestores municipais do estado, de modo a apresentá-los ao GEEM. Além da apresentação, será realizada também a capacitação dos gestores municipais para o preenchimento da pesquisa.
Saiba mais em: