Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG desenvolveram um modelo de tênis que oferece mais conforto e amortecimento ideal para a prática da caminhada.
Segundo os pesquisadores, cada prática esportiva têm impacto e movimento diferentes, daí a necessidade de uma tecnologia distinta que atenda as peculiaridades de cada tipo de atividade.
Uma equipe multidisciplinar da UFMG levou cerca de dois anos para desenvolver o projeto. O tênis foi pensado com o objetivo de evitar lesões, não deixando de lado o designer e o conforto.
O calçado foi baseado na biomimética, que é o conjunto de tecnologias inspiradas na natureza. “Foram aproveitadas as características da pata de gato, que tem um amortecimento especial. Isso foi transferido para o calçado”, afirma o coordenador do projeto, professor Marcos Pinotti, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG.
A tecnologia já foi patenteada e poderá ser usada por uma industria em Nova Serrana. Até hoje já foram produzidos mais de 100 mil pares do tênis de caminhada, explica o fabricante Júnior César Silva, “A ideia foi oferecer um produto com tecnologia e que tivesse preço acessível”.
O calçado pode ser encontrado em três modelos em lojas da cooperativa médica da UFMG, com valor entre R$ 90 e R$ 100.
Para ler a reportagem completa, acesse: http://g1.globo.com/minas-gerais/projeto-caminhar/2013/noticia/2013/01/tenis-para-caminhada-oferece-mais-conforto-e-amortecimento-ideal.html