Tênis especialmente desenvolvido para caminhada

Publicado em 03/01/2013 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG desenvolveram um modelo de tênis que oferece mais conforto e amortecimento ideal para a prática da caminhada.

Segundo os pesquisadores, cada prática esportiva têm impacto e movimento diferentes, daí a necessidade de uma tecnologia distinta que atenda as peculiaridades de cada tipo de atividade.

Uma equipe multidisciplinar da UFMG levou cerca de dois anos para desenvolver o projeto. O tênis foi pensado com o objetivo de evitar lesões, não deixando de lado o designer e o conforto.

O calçado foi baseado na biomimética, que é o conjunto de tecnologias inspiradas na natureza. “Foram aproveitadas as características da pata de gato, que tem um amortecimento especial. Isso foi transferido para o calçado”, afirma o coordenador do projeto, professor Marcos Pinotti, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG.

A tecnologia já foi patenteada e poderá ser usada por uma industria em Nova Serrana. Até hoje já foram produzidos mais de 100 mil pares do tênis de caminhada, explica o fabricante Júnior César Silva, “A ideia foi oferecer um produto com tecnologia e que tivesse preço acessível”.

O calçado pode ser encontrado em três modelos em lojas da cooperativa médica da UFMG, com valor entre R$ 90 e R$ 100.

Para ler a reportagem completa, acesse: http://g1.globo.com/minas-gerais/projeto-caminhar/2013/noticia/2013/01/tenis-para-caminhada-oferece-mais-conforto-e-amortecimento-ideal.html

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais