Time MG conquista 17 medalhas no primeiro dia de competições das Paralimpíadas Escolares

Publicado em 25/11/2016 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

(Foto: Tiago Ciccarini/FEEMG)

O Time MG começou com o pé direito no primeiro dia de jogos das Paralimpíadas Escolares, sediadas no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo/SP, até a próxima sexta-feira (25). A delegação subiu ao pódio por 17 oportunidades, com seis ouros, quatro pratas e sete bronzes, sendo 11 condecorações só no atletismo. Já na natação, o estado alcançou outras quatro conquistas, enquanto o tênis de mesa fechou a conta, após contribuir com mais duas medalhas.

Esporte mais vitorioso entre os mineiros, no atletismo os principais destaques foram para os ouros de Keidiana Marilene (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais Escola José Alves de Assis – Ipatinga), no salto em distância; Cléber Aparecido (E.E. Coronel Oscar de Castro – Pirajuba), nos 400m rasos; Pedro Fernandes Martins (APARU – Associação de Paraplégicos de Uberlândia), no lançamento de pelota; e Rita de Cassia Oliveira Rios (Associação de Paraplégicos de Uberlândia), no arremesso de peso.

Já os representantes da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) – Escola de Ensino Especial Manoelina Aparecida, em Patrocínio, brilharam nas provas por equipes do tênis de mesa. Aline Alves Mariano e Taina Beatriz Damasceno conquistaram a medalha de ouro, ao mesmo tempo em que Matheus Henrique Silva de Toledo e Wagner Henrique Nunes faturaram a prata.

Na natação, o destaque foi para Lyvia Oliveira (Fundação Uberlândia de Turismo, Esporte e Lazer), que subiu no lugar mais alto do pódio nos 100m costas. Quem também fez bonito foi o time de goalball masculino, que bateu os estados da Bahia e do Pará, por 13 a 5 e 8 a 0, respectivamente. Os resultados dão à equipe a liderança do grupo, que ainda conta com a participação de Mato Grosso. Ainda no goalball, o elenco feminino estreou com derrota para a Bahia, mas se recuperou no segundo compromisso, após bater o Rio de Janeiro, pelo placar de 10 a 2. A decisão da vaga será contra as maranhenses.

Outra esperança condecoração para os mineiros nos próximos dois dias fica por conta da bocha, modalidade em que o Time MG venceu oito dos nove embates até aqui.

A delegação mineira conta com a participação de 64 alunos-atletas, de 17 municípios diferentes. O evento é o maior do mundo entre atletas com idade escolar (12 a 17 anos) e já revelou alguns dos principais esportistas brasileiros da atualidade. Em 2016, são oito modalidades no programa: atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas.

Confira abaixo todos os medalhistas mineiros:

Atletismo

– Ouro no salto em distância: Keidiana Marilene – APAE Escolar José Alves de Assis – Ipatinga
– Ouro nos 400m: Cléber Aparecido – E.E. Coronel Oscar de Castro – Pirajuba
– Ouro no lançamento da pelota – Pedro Fernandes Martins – APARU- Associação de Paraplégicos de Uberlândia
– Ouro no arremesso de peso – Rita de Cassia Oliveira Rios – APARU- Associação de Paraplégicos de Uberlândia
– Prata no arremesso de peso – Fernanda Silva Santos – APAE Escolar José Alves de Assis – Ipatinga
– Prata no arremesso de peso: Everton da Silva Dias – APAE Escolinha Tia Lúcia – Araxá
– Bronze no salto em distância F20 – Jéssica Gomes – APAE Escolar José Alves de Assis – Ipatinga
– Bronze nos 200m t20: Keidiana Marilene – APAE Escolar José Alves de Assis – Ipatinga
– Bronze nos 400m t38: Deivid Luan Lene Gualberto – APAE Escolinha Tia Lúcia – Araxá
– Bronze no arremesso de peso f13: João Vitor – E.E. Luiza de Oliveira Faria – Araxá
– Bronze nos 400m t37: Gustavo Alves – Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer (Futel) – Uberlândia

Tênis de mesa

Ouro por equipe (feminino): Aline Alves Mariano e Taina Beatriz Damasceno – APAE Escola de Ensino Especial Manoelina Aparecida – Patrocínio
Prata por equipe (masculino): Matheus Henrique Silva de Toledo e Wagner Henrique Nunes – APAE Escola de Ensino Especial Manoelina Aparecida – Patrocínio

Natação

– Ouro nos 100m costas S9: Lyvia Oliveira – Fundação Uberlândia de Turismo, Esporte e Lazer
– Prata 100m costas S8: Lucas Fernandes – Fundação Uberlândia de Turismo, Esporte e Lazer
– Bronze 100m costas S10: Isabel Ferreira – Centro de Reabilitação Embaixador Walther Moreira Salles (AACD) – Poços de Caldas
– Bronze 100m costas S9: Gabriel Mattoso – Escola Degraus de Ensino – Juiz de Fora.

Fonte: SEESP

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Comentários estão fechados

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais