BALANÇO OLÍMPICO: Brasil leva 17 medalhas e faz melhor campanha em Jogos*

Publicado em 13/08/2012 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Neste domingo, o Brasil terminou sua participação nas Olimpíadas 2012 na 22ª colocação do quadro geral, com um total de 17 medalhas, sua melhor campanha na história dos Jogos.

Foram nove bronzes: Felipe Kitadai, Rafael Silva e Mayra Aguiar, pelo judô. Cesar Cielo, que não conseguiu repetir o resultado de Pequim 2008 na natação. A dupla de vôlei de praia Juliana e Larissa. Com a vela, na categoria star, Bruno Prada e Robert Scheidt. E as inéditas medalhas do pentatlo moderno, com Yane Marques, e do boxe feminino, com Adriana Araújo. Para fechar, também no boxe, Yamaguchi Falcão.

Chegaram ao segundo lugar do pódio: a seleção masculina de vôlei, Alison e Emanuel -dupla do vôlei de praia-, o nadador Thiago Pereira, a seleção masculina de futebol e Esquiva Falcão, primeiro pugilista brasileiro a chegar numa final olímpica.

Ouviram o hino nacional do Brasil tocar em Londres: logo no 1º dia dos Jogos, a judoca Sarah Menezes; o ginasta Arthur Zanetti com sua surpreendente apresentação nas argolas e a seleção feminina de vôlei, que contra todos os prognósticos negativos, superou problemas dentro e fora de quadra e venceu as americanas em um jogo emocionante.

Por trás da histórica marca, está também o maior investimento do governo em um ciclo olímpico. Foi um pouco mais de R$ 2 bilhões, que levam em conta os investimentos governamentais, incluindo Lei de Incentivo ao Esporte, verbas do Ministério do Esporte, patrocínio de sete empresas estatais e Lei Agnelo Piva, durante o ciclo olímpico de 2012.

O patamar de medalhas esperado pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), segundo a própria entidade, era de 15. Para os Jogos do Rio, em 2016, a expectativa é de colocar o Brasil no limiar do top 10 geral. O plano é tentar expandir de oito para 13 as modalidades chegando aos pódios, conseguindo perto de 25 medalhas.

* Matéria retirada do site www.uol.com.br (link direto)

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.

Videoteca

Mova Minas Recreativo – Quarta Semana – Faixa etária de 11 a 14 anos Mova Minas Recreativo – Quarta Semana – Faixa etária de 11 a 14 anos

13/07 Mova Minas Recreativo – Quarta Semana – Faixa etária de 11 a 14 anos