INICIATIVAS MUNICIPAIS – Investimento e Gestão de Qualidade

Publicado em 24/01/2012 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

O município de São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas, é o exemplo de que o investimento em esporte pode trazer benefícios não apenas para os atletas e equipes de uma cidade, como para sua economia.

Em 2011, após a inauguração e ativação da Arena Olímpica João Mambrini, São Sebastião do Paraíso se tornou um dos pólos do esporte de Alto Rendimento no Brasil. A cidade elaborou parcerias com a Confederação Brasileira de Basketball, a Confederação Brasileira de Handebol, e sediou três etapas da Liga Nacional de Basquete sub-21, denominada Liga de Desenvolvimento Olímpico. Esta Liga tem um alto valor estratégico na preparação dos atletas e equipes nacionais para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. O técnico da Seleção Brasileira de Basquete, Rúben Magnano, se mudou para a cidade, uma vez que nela se estabeleceu uma base da Confederação Nacional da modalidade.

No decorrer do ano, 72 partidas da Liga de Basquete sub-21 ocorreram na cidade. Nenhuma das equipes que disputaram o torneio eram de Minas Gerais, sendo cinco de São Paulo, duas do Rio de Janeiro e uma de Santa Catarina. Além disso, a Arena Olímpica recebeu as seleções brasileiras de basquetebol de base para treinos e amistosos, e as equipes do Interlli/Orlândia de futsal e do Minas Tênis Clube de basquete.

Nas parcerias elaboradas, foi definido que, em troca da disponibilização de seu espaço de excelência, a cidade de São Sebastião do Paraíso receberia os gastos feitos pelas equipes e atletas para aquisição de serviços necessários como alimentação, transporte, hospedagem, lavanderia, médicos, entre outros. Estima-se que, no decorrer do ano, cerca de R$ 1,5 milhão foram gastos no município pelas pessoas envolvidas com o esporte.

O sucesso das parcerias tem rendido novos projetos. Está prevista a realização da Copa América de Basquete Masculino sub-18, em 2012, e a Confederação Brasileira da modalidade acaba de confirmar que a cidade foi escolhida, pelo Comitê Olímpico Brasileiro, como um dos espaços para treinamento prévio para a Olimpíada de 2016.

Matéria retirado do site www.esportes.mg.gov.br (link direto: http://www.esportes.mg.gov.br/comunicacao/noticias/janeiro/2758-arena-olimpica-movimentou-economia-de-sao-sebastiao-do-paraiso-em-2011)

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.

Videoteca

IV SIGPE | Conferência: Temas emergentes que impactam na gestão das entidades esportivas IV SIGPE | Conferência: Temas emergentes que impactam na gestão das entidades esportivas

25/06 IV SIGPE | Conferência: Temas emergentes que impactam na gestão das entidades esportivas