Jogos Escolares de Minas Gerais em 2020 são oficialmente cancelados

Publicado em 29/07/2020 por

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e da Subsecretaria de Esportes (Subesp), junto à Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg), oficializou o cancelamento da edição 2020 dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG).

De acordo com Fernanda Batista, diretora de Incentivo ao Desporto Educacional da Sedese, a decisão pelo cancelamento seguiu critérios técnicos, e orientações das autoridades de saúde. “O JEMG atende hoje aproximadamente 40 mil estudantes-atletas em todo o estado. A decisão pelo cancelamento não foi fácil, mas foi em comum acordo. Diante deste momento que estamos vivendo, chegamos à conclusão que o momento é de preservar vidas e valorizar a segurança, respeitando o distanciamento social”, explica.

A decisão também se pauta no critério utilizado por outras competições esportivas nacionais e internacionais. Os Jogos Escolares da Juventude e as Paralimpíadas Escolares, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro, respectivamente, também foram cancelados – assim como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, que são organizados pelo Comitê Olímpico Internacional.

Realizado há 17 anos, o JEMG é a maior competição esportiva-social do Estado, e tem como intuito valorizar a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens estudantes-atletas de 12 a 17 anos, de forma educativa e democrática. Anualmente, cerca de 40 mil estudantes-atletas se reúnem para competir nas etapas microrregional, regional e estadual.

Ao longo das edições, o JEMG se consolidou como uma das possibilidades que o Governo de Minas tem de identificar novos talentos esportivos mineiros, além de promover o aumento do vínculo do estudante-atleta com a escola e contribuir para a diminuição da evasão escolar. Segundo Fernanda Batista, novas datas dependem do controle da pandemia de Covid-19. “Estamos realizando alguns estudos para pensar em uma retomada, mas isso só será possível quando for seguro para todos e a pandemia não representar mais riscos para estudantes e comissões técnicas. Quando isso acontecer, poderemos avaliar as possibilidades para que os jogos possam ser realizados no seu formato tradicional”, conclui.

Mova Minas Recreativo – Quarta Semana – Faixa etária de 11 a 14 anos Mova Minas Recreativo – Quarta Semana – Faixa etária de 11 a 14 anos

13/07 Mova Minas Recreativo – Quarta Semana – Faixa etária de 11 a 14 anos