Jogos Escolares de Minas Gerais em 2020 são oficialmente cancelados

Publicado em 29/07/2020 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e da Subsecretaria de Esportes (Subesp), junto à Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg), oficializou o cancelamento da edição 2020 dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG).

De acordo com Fernanda Batista, diretora de Incentivo ao Desporto Educacional da Sedese, a decisão pelo cancelamento seguiu critérios técnicos, e orientações das autoridades de saúde. “O JEMG atende hoje aproximadamente 40 mil estudantes-atletas em todo o estado. A decisão pelo cancelamento não foi fácil, mas foi em comum acordo. Diante deste momento que estamos vivendo, chegamos à conclusão que o momento é de preservar vidas e valorizar a segurança, respeitando o distanciamento social”, explica.

A decisão também se pauta no critério utilizado por outras competições esportivas nacionais e internacionais. Os Jogos Escolares da Juventude e as Paralimpíadas Escolares, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro, respectivamente, também foram cancelados – assim como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, que são organizados pelo Comitê Olímpico Internacional.

Realizado há 17 anos, o JEMG é a maior competição esportiva-social do Estado, e tem como intuito valorizar a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens estudantes-atletas de 12 a 17 anos, de forma educativa e democrática. Anualmente, cerca de 40 mil estudantes-atletas se reúnem para competir nas etapas microrregional, regional e estadual.

Ao longo das edições, o JEMG se consolidou como uma das possibilidades que o Governo de Minas tem de identificar novos talentos esportivos mineiros, além de promover o aumento do vínculo do estudante-atleta com a escola e contribuir para a diminuição da evasão escolar. Segundo Fernanda Batista, novas datas dependem do controle da pandemia de Covid-19. “Estamos realizando alguns estudos para pensar em uma retomada, mas isso só será possível quando for seguro para todos e a pandemia não representar mais riscos para estudantes e comissões técnicas. Quando isso acontecer, poderemos avaliar as possibilidades para que os jogos possam ser realizados no seu formato tradicional”, conclui.

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Comentários estão fechados

Videoteca

Mova Minas Recreativo – Quarta Semana – Faixa etária de 11 a 14 anos Mova Minas Recreativo – Quarta Semana – Faixa etária de 11 a 14 anos

13/07 Mova Minas Recreativo – Quarta Semana – Faixa etária de 11 a 14 anos