Criado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, o programa Mova Minas está sendo disponibilizado também para crianças e adolescentes por intermédio do Mova Minas Recreativo. O programa traz atividades idealizadas para quatro faixas etárias — crianças de 2 a 6 anos, de 7 a 10 e jovens de 11 a 14 anos e acima de 15 anos de idade —, buscando garantir o desenvolvimento de capacidades e habilidades intelectuais, emocionais, motoras e cognitivas de forma prazerosa, por meio de exercícios lúdicos, como jogos e brincadeiras.
Para crianças de 2 a 6 anos, por exemplo, uma atividade indicada é a Cama de Gato. Nela, barbantes são amarrados em móveis e paredes, criando uma teia. O objetivo da criança é atravessar todo o percurso sem encostar no barbante ou na corda. Para os mais velhos, acima dos 15 anos, uma sugestão é o Stop. Nesse jogo, algumas categorias de palavras devem ser preenchidas após a definição da primeira letra por meio da adedanha.
Todos os exercícios indicados no programa podem ser encontrados no Sedese, no canal da secretaria no Youtube da Sedese e na videoteca do Observatório do Esporte. Caso prefira acompanhar o passo a passo dos exercícios no formato de texto e imagens, ou até mesmo tenha dificuldades para o acesso à internet, a Sedese lançou também as cartilhas com todas as instruções para a realização das atividades, elas são um complemento aos vídeos já disponibilizados. Você pode baixá-las e acessar offline.
Confira as cartilhas pelos links abaixo:
Mova Minas Recreativo – Atividades da semana 1
Mova Minas Recreativo – Atividades da semana 2
Mova Minas Recreativo – Atividades especiais de festas juninas
Mova Minas Recreativo – Atividades da semana 4
Para os adultos, a Sedese também produziu uma sequência de vídeos do programa Mova Minas. Todas as atividades são demonstradas em uma sequencia de vídeos disponíveis no canal do Youtube da Sedese e na vídeoteca do Observatório. A playlist com todos os vídeos do programa Mova Minas para adultos pode ser acessada em: bit.ly/3hMhR9P
Fonte: Sedese. Disponível em: https://bit.ly/2HSH9XT