Um verdadeiro espetáculo, com a presença de atletas consagrados, autoridades e representantes de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal. Foi assim a cerimônia de abertura das Paralimpíadas Escolares 2012, que aconteceu na noite dessa terça-feira, 16 de outubro, no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo (SP). As competições tiveram início na manhã desta quarta-feira (17).
Apresentada pela cantora Kelly Key, a cerimônia contou com a participação da diretora de Desenvolvimento do Paradesporto, Rosana Bastos, representando a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ), do governador Geraldo Alckmin, do prefeito Gilberto Kassab e do presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons.
No desfile das delegações, atletas que estiveram nas Paralimpíadas de Londres foram os encarregados de levar as bandeiras de seus respectivos estados. A bandeira de Minas Gerais foi conduzida pelas mãos da recordista olímpica dos 200m rasos, a velocista Terezinha Guilhermina, representante do município de Betim.
Terezinha foi também responsável pelo acendimento da pira olímpica, o qual recebeu o fogo simbólico das mãos do multi-medalhista da natação, Daniel Dias. Para encerrar a festa, a banda Fresno apresentou-se para o público.
Com 97 atletas representando 20 municípios do estado, os mineiros integrarão as disputas de atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.
Sedes
O atletismo terá como sede o Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera. O Parque Anhembi receberá os atletas da bocha, judô, tênis de mesa e vôlei sentado. As disputas do futebol de 5, futebol de 7, goalball, natação e tênis em cadeira de rodas acontecerão na Escola de Educação Física da Polícia Militar, no Bairro do Canindé.