Aprenda na quarentena: Curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte

Publicado em 24/06/2020 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

O tema abuso e assédio no esporte vem ganhando destaque no cenário esportivo internacional. Um dos casos recentes com grande repercussão veio à tona no ano de 2018, quando dezenas de atletas da ginástica artística da seleção dos Estados Unidos realizaram sérias denúncias ao ex-médico da seleção Larry Nassar. Todavia esse não é um caso isolado no que diz repeito à violência na formação de jovens atletas, inclusive quando tratamos do cenário nacional, em que a falta de regulamentação e protocolos preventivos na iniciação esportiva não contribuem para o combate desses casos.

Segundo o Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), a Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e ao Abuso Sexual estabelece sete categorias de violência: Violência Psicológica, Assédio Moral, Violência Física, Violência de Gênero, Negligência ou Omissão, Assédio Sexual e Abuso Sexual.

Nesse sentido, a fim de combater esses casos de violência no âmbito esportivo brasileiro, o Comitê Olímpico do Brasil (COB), por meio de sua plataforma de educação, o Instituto Olímpico Brasileiro, está disponibilizando o Curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte (PEAAE). O curso é de realização obrigatória para atletas, ex-atletas e pessoas ligadas ao COB  que são o público alvo principal.  No entanto, os curso também permite a inscrição do público geral, sendo assim uma importante alternativa de conhecimento durante esse período de isolamento social.

Dessa maneira, o PEAAE tem como objetivo difundir o tema, contribuindo para a cultura de prevenção, enfrentamento e adoção de boas práticas, conforme a Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e Abuso Sexual, criada pelo COB em 2018.

As inscrições para o curso podem ser feitas através do link: https://projetosdiversosiob.asdnet.com.br/index.php

O objetivo do curso é mostrar como o assédio e o abuso podem se manifestar no meio esportivo, de que forma é possível reconhecer seus sinais e como as organizações podem enfrentar essas práticas. Além disso, outra intenção é explicar sobre ações de prevenção, denúncia, enfrentamento e acolhimento às vítimas.

O curso a distância, com carga horária de 30 horas, está estruturado a partir de videoaulas, conteúdo teórico, reflexões, avaliações objetivas e acesso a documentos de apoio. O conteúdo está dividido em quatro módulos principais: “O que é assédio e abuso?” – definições e categorias; “Reconhecendo os sinais” – como identificar casos de assédio e abuso; “Conhecendo o seu papel” – reconhecer, denunciar e prevenir; e “O que as organizações esportivas podem fazer” – como atuar na prevenção do assédio e abuso no esporte.

• Modalidades atendidas: todas.
• Nível: básico.

Fonte: COB. Disponível em: bit.ly/2YObVFr

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Comentários estão fechados

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais