A máquina do Esporte do portal UOL elegeu os 10 melhores cases na indústria esportiva brasileira em 2012.
Não foi fácil decidir quais ações foram mais emblemáticas, pois o marketing esportivo no Brasil amadurecer em 2012, com a chegada dos grandes eventos esportivos no país – Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas.
“As estratégias de patrocínio mais centradas, a intenção de que o mercado do esporte absorva mais pessoas qualificadas para a gestão de suas entidades e o uso da mídia para alavancar a lembrança do patrocínio na mente do consumidor são alguns desses indícios de que as coisas tendem a melhorar”, afirmou Erich Beting em seu blog no portal UOL.
Apesar desta evolução, o Brasil ainda precisa crescer muito em outros aspectos: “Falta, sem dúvida, o esporte empregar cada vez mais pessoas no mercado. Isso é o que permitirá a consolidação dos cursos de gestão e marketing esportivo pelo país, a melhor relação do esporte com os consumidores e mais uma série de outras mudanças que vão fazer com que as competições esportivas sejam cada vez melhores para todos aqueles que consomem esporte: mídia, atletas, dirigentes e, especialmente, torcedores”.
Vamos conhecer então os eleitos:
MELHOR AÇÃO INTERNACIONAL: Red Bull Stratos
O lançamento de um paraquedista da estratosfera para bater recorde de velocidade em queda livre foi “prova de que ousadia, planejamento e execução podem resultar num excepcional case de marekting”.
AÇÕES NACIONAIS
1 –ATIVAÇÃO DE PATROCÍNIO – Ambev no futebol brasileiro
Em junho, a Ambev conseguiu tirar da Kaiser o patrocínio aos quatro clubes de maior torcida no estado de São Paulo. Ao longo do ano, uma série de ações envolvendo todos os clubes patrocinados foi promovida pela empresa, que também tem interferido na gestão dessas instituições. Além disso, a empresa criou o “Fundo Brahmeiro”, em que parte do dinheiro arrecadado com a venda de cervejas é revertida para um fundo de investimento em melhorias estruturais dos patrocinados.
2 – COMUNICAÇÃO DE PATROCÍNIO – Bradesco nas Olimpíadas
“Agora é BRA” foi o conceito criado pelo Bradesco para ativar o patrocínio aos Jogos Olímpicos de 2016 e, também, aproveitar o interesse do brasileiro pelas Olimpíadas de Londres. O banco criou uma campanha publicitária que lembrava ao torcedor que era a “hora” do Brasil. Sem fazer alusão aos Jogos do Rio, já que não tinha a permissão do Comitê Olímpico Internacional, o Bradesco usou a mídia para preparar o torcedor não só para Londres, mas também para as Olimpíadas de 2016. Além disso, integrou a ação com o lançamento da primeira rádio 100% dedicada a esportes, em parceria com o Grupo Bandeirantes de Comunicação, com o naming right da rádio em São Paulo e Rio de Janeiro.
3 – AÇÃO DE MAIOR IMPACTO – Gillette Federer Tour
Em dezembro, a filial brasileira promoveu Gillette Federer Tour que contou com a vinda de um dos maiores tenistas da história, mas também de outros grandes nomes da atualidade no esporte.
4 – AÇÃO MAIS OUSADA – Adidas no Flamengo
Após mais de um ano de negociações, Adidas e Flamengo assinaram o acordo para o fornecimento de material esportivo do clube Rubro Negro a partir de maio de 2013. O valor pago pela fabricante alemã para ter o clube de maior torcida do país levou a um novo patamar o mercado de material esportivo no Brasil: R$ 381 milhões por um período de dez anos, entre pagamento em dinheiro e uniformes para uso do clube.
5 – MELHOR AÇÃO VIA REDES SOCIAIS– Gatorade e Corinthians
Levar o torcedor para dentro do vestiário do Corinthians. Essa foi a grande sacada da Gatorade para ativar o patrocínio ao clube que se sagrou campeão do mundo em 2012. Com o título de “Converse com o vestiário do Timão”, a campanha da fabricante de bebidas isotônicas teve como objetivo usar o perfil da marca no Facebook para que o torcedor enviasse vídeos que seriam vistos pelos jogadores no Japão, durante a disputa do Mundial de Clubes. Graças à ação, a página da Gatorade na rede social conseguiu atingir mais de 1 milhão de fãs.
6 – MELHOR CAMPANHA PUBLICITÁRIA COM O ESPORTE– “Obrigado, mãe”, da P&G
Para tentar responder a essa pergunta, a P&G buscou um jeito diferente de comunicar o patrocínio a seus atletas para os Jogos Olímpicos de Londres. Intitulada “Obrigado, mãe”, a peça publicitária da P&G foi adaptada para cada um dos mercados estratégicos para a empresa.
7 – MAIOR VALORIZAÇÃO NO ESPORTE – O MMA
A proliferação de eventos envolvendo as lutas no país mostra que, realmente, o Mixed Martial Arts conquistou público, mídia e patrocínio. Além do UFC, diversas outras modalidades de lutas têm prosperado no país: a principal delas é o Jungle Fight, que tem se consolidado como uma alternativa brasileira ao UFC.
8 – MELHOR AÇÃO ENVOLVENDO UM ATLETA – A despedida de Marcos
Num país que adora dizer que não dá valor a seus ídolos, a despedida do goleiro Marcos, do Palmeiras, foi um evento para calar qualquer crítico. Disputada no dia 11 de dezembro, no estádio do Pacaembu, a derradeira partida de Marcos com a camisa 12 do Palmeiras foi batizada de “Amém, Marcos” e organizada pela Geo Eventos.
9 – ATLETA DO ANO – Neymar
Neymar foi protagonista de 12 campanhas publicitárias em 2012, recorde no mercado brasileiro, não apenas no esporte, segundo a consultoria Controle da Concorrência. Além disso, o jogador do Santos e da seleção brasileira lançou um complexo esportivo com o seu nome em busca da receita do mercado corporativo
10 – O EXECUTIVO DO ANO – Luis Paulo Rosenberg
Há cinco anos, quando assumiu o departamento de marketing do Corinthians, Luis Paulo Rosenberg prometia recolocar o clube na vanguarda do futebol brasileiro, conseguir o tão sonhado estádio próprio e, ainda, fazer do Corinthians uma potência mundial. A conquista do Mundial de Clubes, no dia 16 de dezembro, coroou todo um trabalho de reconstrução da marca do Corinthians, que em 2013 será, pelo quinto ano consecutivo, o clube de futebol com o maior faturamento no Brasil.
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